Os dados recém-lançados pelo MapBiomas Atmosfera confirmam o aquecimento do Brasil e mostram uma relação direta entre o desmatamento e o aumento dos eventos climáticos extremos, especialmente na Amazônia e no Pantanal.
Na Amazônia, bioma essencial para o equilíbrio climático global, a temperatura subiu em média 1,2°C nos últimos 40 anos. Essa elevação está ligada à degradação ambiental:
O Pantanal registrou o maior aquecimento do país, com 1,9°C de aumento médio em quatro décadas. A situação é agravada pela mudança nos regimes de chuva da Bacia do Alto Paraguai, que abastece o bioma.
Para Paulo Artaxo, professor da USP e integrante do MapBiomas, a nova plataforma é uma ferramenta essencial para o enfrentamento das mudanças climáticas.
"É uma nova ferramenta que auxilia o Brasil a implementar políticas públicas baseadas em evidências experimentais e mostra quais seriam as regiões mais impactadas pelas mudanças do clima e mudança de uso da terra."
Os dados científicos do MapBiomas Atmosfera oferecem um mapa detalhado das áreas de maior risco, permitindo que governos e sociedade planejem ações de preservação e mitigação voltadas para combater o desmatamento — a raiz do problema ambiental no país.