Geral Ação Social
UNINASSAU Teresina promove o Med Vet Day no Abrigo São Lázaro
A ação acontece todo semestre e faz parte do calendário oficial do curso de Medicina Veterinária
05/11/2025 15h21
Por: Fabio Brito Fonte: Assessoria

No último sábado (1º), a UNINASSAU Teresina, campus Jockey, realizou o Med Vet Day. A iniciativa integra o Ser Experience, programa da Ser Educacional responsável por incentivar os alunos a viverem, na prática, a solidariedade, a empatia e o compromisso social. Com isso, os acadêmicos de Medicina Veterinária da Instituição de Ensino Superior (IES) tiveram a chance de aliar conhecimento técnico e sensibilidade humana. A ação ocorreu no Abrigo São Lázaro, que se dedica ao resgate e aos cuidados de animais abandonados.  

O Abrigo São Lázaro contém cerca de 200 animais jovens, adultos, idosos e com problemas de saúde, como tumores, traumas, deficiências e doenças infecciosas. Suas necessidades por alimentação e cuidados estão sempre presentes na rotina do espaço. 

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Jockey, Gerson Tavares, os estudantes vivenciaram a clínica, seja ela de rotina ou específica em alguma especialidade, sob supervisão dos professores. “Os alunos colocaram, em prática, o que aprenderam nas aulas, como o uso correto do estetoscópio e termômetro, possibilitando as auscultas cardíaca e respiratória, assim como a aferição da temperatura. Além disso, observaram condições clínicas diferenciadas em animais de raças e idades diferentes. Cada um precisa ser tratado de forma individual, respeitando suas próprias características”.  

Ainda segundo o coordenador, o Med Vet Day tem uma grande contribuição na formação dos futuros médicos veterinários. O evento acontece todo semestre e faz parte do calendário oficial do curso de Medicina Veterinária da IES. “Os alunos aprendem, desde cedo, como realizar um atendimento clínico humanizado, responsável, com pensamentos críticos e construtivos, no sentido da obtenção dos dados de exploração. São eles que garantem as informações, ajudam no diagnóstico do problema e, futuramente, na decisão da melhor terapêutica”, explicou.