Economia Agronegócio
Guaraciaba do Norte se consolida como a capital cearense do tomate e destaque nacional
Cidade mais alta do Ceará é a 12ª maior produtora do fruto no Brasil, aproveitando a geografia e a tecnologia; tomate é o cultivo de maior valor bruto no agronegócio cearense.
03/11/2025 09h30
Por: Amanda Lafayette Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Luciano Rodrigues/Diário do Nordeste.

A cidade de Guaraciaba do Norte, localizada no topo da Serra da Ibiapaba, consolidou-se como um dos principais polos agrícolas do Ceará, sendo a capital cearense do tomate. A posição de destaque se deve à sua geografia favorável e ao uso de tecnologia na produção.

O potencial da produção agrícola da Serra da Ibiapaba, especialmente em Guaraciaba do Norte e cidades vizinhas, foi um dos temas centrais do Coalizão Agro Ibiapaba, evento que reuniu produtores e especialistas do agronegócio cearense.

Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, destacou que, além das condições climáticas propícias para o cultivo de frutas, legumes, verduras (FLV) e flores de alto valor agregado, a tecnologia empregada maximiza a produção e, consequentemente, o preço dos produtos.

O secretário complementou que o tomate possui o maior valor bruto de produção dentre os cultivos agrícolas do Ceará.

(Foto: Reprodução/Luciano Rodrigues/Diário do Nordeste

Números Nacionais e Regionais

De acordo com os últimos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE, Guaraciaba do Norte foi a 12ª maior produtora de tomates do Brasil no ano passado.


(Foto: Reprodução/Luciano Rodrigues/Diário do Nordeste)