Nesta sexta-feira (31), passagem de uma frente fria pelo oceano aumenta a instabilidade no Sudeste do Brasil alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas também ficam amenas e não passam de 25 °C em toda a região.
Já a partir do final desta quinta-feira (30) as pancadas de chuva aumentam de intensidade em boa parte de Minas Gerais, além de algumas áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com alerta laranja emitido pelo Inmet.
No estado de Minas Gerais, os acumulados ficam maiores na região central e na Zona da Mata, incluindo Belo Horizonte e cidades próximas. Há potencial para chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas e alagamentos.
No Rio de Janeiro, as pancadas de chuva mais intensas devem ocorrer no interior e na Região Serrana, enquanto na capital o tempo segue instável e com risco de chuva forte.
No Espírito Santo, as instabilidades atuam com mais força no sul capixaba, com chance de chuva forte localizada.
Na região Sul do país, a circulação de umidade mantém a chuva em parte da área. Principalmente entre Santa Catarina e Paraná, o céu ficará mais encoberto ao longo do dia.
Pelo Centro-Oeste, ainda chove no norte e leste de Mato Grosso do Sul, boa parte de Mato Grosso e no centro-sul de Goiás. As demais regiões seguem com padrão de tempo mais aberto ao longo do dia.
No Nordeste, o tempo continua estável na maioria da região, com tempo bastante quente e alerta para baixa umidade, com chuva restrita apenas a alguns pontos do litoral.
O Norte do país tem chuvas concentradas ao Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, o centro-sul do Pará e o Tocantins. As pancadas de chuva seguirão irregulares, mas podem ocorrer com forte intensidade e o tempo só fica seco na metade norte do Pará e no Amapá.