Nesta terça-feira (28), o piloto brasileiro Rafael Câmara, de 20 anos, foi confirmado no grid da Fórmula 2 na temporada de 2026 disputando pela equipe britânica Invicta Racing. O pernambucano vive um dos momentos mais promissores da nova geração do automobilismo nacional.
Com a contratação, Câmara chega à principal categoria de acesso à Fórmula 1 depois de uma trajetória vitoriosa. O piloto conquistou o título da Fórmula Regional Europeia em 2024 e, neste ano, venceu o campeonato da Fórmula 3.
O desempenho o consolidou como um dos nomes mais fortes da Ferrari Driver Academy, programa de desenvolvimento de talentos da escuderia italiana.
(Foto: Reprodução/Instagram/Invicta Racing)
A temporada 2025 da F3 foi extraordinária para Rafael Câmara. O brasileiro conquistou o título antecipadamente, sendo um dos pilotos mais consistentes em diferentes circuitos. Sua performance o revela como um dos jovens mais promissores do automobilismo nacional. Agora, na F2, Câmara terá que lidar com um nível de exigência maior com corridas mais longas, adversários mais experientes e pressões para pontuar e se destacar rapidamente. Devido a pressão, a Fórmula 2 é considerada a porta de entrada para pilotos que desejam ingressar na maior categoria da automobilismo a Fórmula 1.
Competir pela Invicta Racing aumenta a responsabilidade, haja vista que muitos talentos já passaram pela equipe que é palco de muitos campeões mundiais incluindo o piloto da Sauber Gabriel Bortoleto.
A escolha da equipe e o momento da transição revelam que o brasileiro está preparado para encarar esse salto. O apoio da Invicta e o histórico de sucesso da equipe servem como base sólida. Caso consiga se manter firme sob pressão, sua trajetória pode ascender rumo à F1.