Esportes Automobilismo
Sauber pontua no Grande Prêmio do México com Bortoleto; Hülkenberg abandona
Chefe de equipe elogia desempenho “brilhante” do brasileiro
27/10/2025 08h02
Por: Amanda Lafayette Fonte: Grande Prêmio
Foto: Reprodução/Instagram

Gabriel Bortoleto, piloto da equipe Sauber, obteve um exelente resultado na rodada do GP da Cidade do México neste domingo (26). O brasileiro que largou de P16, escalou o pelotão e terminou em P10, trazendo mais um ponto para a conta do campeonato de pilotos. Seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg não completou a prova devido a problemas no carro.

Jonathan Wheatley, chefe da equipe, elogiou a corrida “brilhante” de Bortoleto e afirmou que o décimo lugar foi merecido. Ele também explicou que precisou recolher o carro #27 por motivos de confiabilidade.

Bortoleto não conseguiu avançar além do Q1 na classificação, e largou de 16ª colocado no grid. No entanto, graças à estratégia da Sauber, conseguiu superar Isack Hadjar, que foi seu rival na Fórmula 2 no ano passado, na parte final da corrida e terminou em décimo lugar.

Hülkenberg, por sua vez, teve problemas de potência ainda na volta de apresentação, que o fez perder várias posições na largada. O alemão permaneceu na pista até a volta 34, quando a equipe decidiu recolher o carro para a garagem.

“Foi uma conquista extraordinária de Gabi ao largar de 16° e terminar nos pontos, uma corrida brilhante do início ao fim”, declarou o chefe da Sauber em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. “Estendemos bastante o stint dele com pneus médios e depois aproveitamos a parada ruim de Yuki Tsunoda“, seguiu.

“Os mecânicos fizeram um ótimo trabalho, colocando-o à frente da Red Bull. Bortoleto teve um ritmo de corrida incrível e travou um belo duelo contra Hadjar, não se tocaram enquanto estiveram lado a lado. A décima colocação foi muito merecida”, ressaltou.

Wheatley também falou sobre as dificuldades na classificação. “As diferenças estão muito pequenas nas sessões classificatórias, por detalhes você pode avançar ou não. Portanto, nosso objetivo para São Paulo é tentar deixar o carro um pouco mais consistente na classificação. Há uma janela um pouco mais ampla. Acabamos de ter nossa conversa pós-corrida aqui e estávamos conversando sobre isso”, afirmou. 

“Infelizmente, Nico teve um problema de potência durante a volta de apresentação, o que o obrigou a largar com o carro comprometido. Ele fez um ótimo trabalho contornando o problema, mas, no final das contas, tivemos de tomar a difícil decisão de recolher o carro por questões de confiabilidade”, finalizou o chefe da Sauber.

A próxima rodada da Fórmula 1 será nos dias 7 a 9 de novembro no autódromo de Interlagos, no GP de São Paulo, que recebe a 21ª etapa da temporada 2025.


(Foto: Reprodução/  Xavi Bonilla/AFP)