Cidades Operação PI/MA
Operação Cela 03 desmantela braço financeiro de facção entre Maranhão e Piauí
Ministério Público cumpre 15 mandados de prisão preventiva em ação que revela esquema de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e comércio ilegal de veículos em Timon e Teresina
22/10/2025 08h17
Por: Vanilson Brito Fonte: Reação

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Maranhão (MPMA), deflagrou nesta quarta-feira (22) a segunda fase da Operação Cela 03, cumprindo 15 mandados de prisão preventiva.

A ofensiva mira o núcleo financeiro e logístico de uma facção criminosa com atuação interestadual, especialmente nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).

No estado do Piauí, nove pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento com crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem e tráfico de entorpecentes. As detenções ocorreram nos bairros Mocambinho, São Sebastião e Portal da Alegria II, todos na capital Teresina.

As investigações indicam que os suspeitos movimentavam grandes quantias de dinheiro de origem ilícita, além de ocultar bens adquiridos por meio do tráfico de drogas e da comercialização de veículos roubados ou furtados.

Esta nova fase da operação foi desencadeada com base em provas reunidas durante a etapa anterior, realizada em agosto de 2024, quando foi desvendada a estrutura criminosa voltada ao tráfico e ao comércio ilegal de automóveis.

Os mandados foram expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA), e o processo segue sob sigilo judicial.