Geral Ensino
UNINASSAU Teresina conclui o VI Congresso Piauiense de Direito
Meio ambiente, sustentabilidade e inteligência artificial foram temas abordados durante a programação
15/10/2025 14h42
Por: Fabio Brito Fonte: Assessoria

Inteligência Artificial, Investigação Digital, Sustentabilidade e Meio ambiente foram temas abordados durante os dois dias de programação da 6º edição do Congresso Piauiense de Direito da UNINASSAU Teresina. A cerimônia de abertura aconteceu na quinta-feira (09) e marcou o primeiro dia de evento. No encontro, a reitora da UNINASSAU Teresina, Roselane Pierot, revelou que o Congresso foi um dos momentos mais esperados por toda a comunidade acadêmica. “Este congresso reafirma o compromisso da nossa Instituição com a formação de profissionais críticos e conscientes. O direito precisa se reinventar constantemente para acompanhar as mudanças em um ritmo acelerado”.  

O cronograma de palestras contou com nove temáticas. Entre elas, podemos destacar: “IA, Reconhecimento Facial e o Risco de Discriminação Algorítmica”; “A Nova Advocacia Criminal: Prática Forense, Provas Digitais e Preservação de Garantias”; “Tributos, Direitos das Futuras Gerações e Justiça Climática”.    

Além dos acadêmicos e palestrantes, três autoridades foram homenageadas com a Comenda Jurista Tobias Barreto, por suas contribuições ao Direito e à Justiça: a delegada Nathália Sampaio, a delegada Eugênia Nogueira e o secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes.  

“É uma honra muito grande receber esta medalha de nome tão marcante, um poeta e jurista que defendia a necessidade de se formar uma ciência jurídica brasileira. Me sinto orgulhoso de representar aqui o Governo do Piauí”, afirmou o secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes.   

Para o acadêmico de Direito do 2º período da UNINASSAU Jockey, Mateus Salustiano, discutir sobre a inteligência artificial é fundamental para acompanhar as rápidas mudanças no meio jurídico. “A participação no congresso contribui significativamente para a nossa formação acadêmica, pois proporciona a oportunidade de interagir com renomados doutores e palestrantes. A inteligência artificial me atrai mais porque ela evidencia a rápida transformação do mundo. Muitas dessas inteligências artificiais apresentam aplicações práticas no meio jurídico, tanto para estagiários quanto para advogados”.