Saúde Saúde
Intoxicação por metanol: Piauí registra segundo caso suspeito
Dois pacientes foram internados em Parnaíba com sintomas de intoxicação; ambos receberam alta, e os casos são investigados pela Polícia Civil e autoridades de saúde
07/10/2025 07h39
Por: Adilson Carlos

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou, nesta segunda-feira (6), que está investigando o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. Assim como o primeiro registro, o novo caso ocorreu no município de Parnaíba, no litoral piauiense.

De acordo com a Sesapi, ambos os pacientes deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) — o primeiro na sexta-feira (3) e o segundo no sábado (4). “Os dois receberam atendimento médico, apresentaram boa evolução clínica e já tiveram alta hospitalar”, informou a secretaria em nota oficial.

As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil do Piauí (PCPI), em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas previstas nos protocolos nacionais de intoxicação por metanol.

O Ministério da Saúde reforça que profissionais de saúde devem notificar imediatamente qualquer suspeita clínica de intoxicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), permitindo a adoção rápida de medidas de controle e o uso do antídoto adequado, quando necessário.