Saúde Saúde
Ministro Alexandre Padilha dá entrevista exclusiva à Rede de Rádio Verdes Campos Sat
Padilha fala sobre atualizações dos casos de intoxicação por metanol e investimentos na pasta da saúde no Piauí
04/10/2025 11h44 Atualizada há 3 horas
Por: Vanilson Brito Fonte: Redação

Na manhã deste Sábado (04), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Teresina (PI), onde concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Verdes Campos Sat, da Rede de Rádios Verdes Campos Sat. A conversa foi conduzida pelos âncoras Emanoel Lucas e Vanilson Brito, com início às 06h30, transmitida ao vivo via satélite para todo o Brasil, alcançando mais de 16 milhões de ouvintes por meio de mais de 150 afiliadas espalhadas pelo país, além da transmissão pela internet para ouvintes em todo o mundo.

Durante a entrevista, o Ministro abordou temas de grande relevância para a saúde pública, com destaque para as ações locais desenvolvidas no Piauí, campanhas de vacinação em andamento e os riscos do consumo de metanol, assunto que tem ganhado atenção nacional.

O Ministério da Saúde confirmou que subiu para 113, o número de notificações de intoxicação por metanol no Brasil, entre suspeitos e confirmados. Em entrevista ao Jornal Verdes Campos 1ª edição deste sábado (3), o ministro Padilha diz que neste momento é mais seguro que os brasileiros evitem a ingestão de bebidas destiladas com origem duvidosa e com embalagens fora do padrão.

“Eu tenho recomendado inclusive para as pessoas na condição de médico e de ministro da saúde que nesse momento o melhor, o mais seguro, é evitar injetar bebida de produtos destilados, sobretudo esses destilados que você não tem certeza absoluta da origem dele de concreto, adquirido e sobretudo esses destilados que não vêm em latinha, que não vêm daquelas garrafas com tampa metálica igual refrigerante porque é mais fácil ser adulterado por criminosos. Os destilados que se apresenta em garrafa sem tampa como tampa de cerveja que quando se abre é mais difícil, você é colocar uma nova tampa sem a pessoa não perceber. Fechamos ontem, todo dia nós estamos fechando o número de casos suspeitos e confirmados, então levantamento fechando ontem com os estados, os municípios até as 4 horas da tarde eram cento e treze casos suspeitos, desses cento e  treze casos suspeitos, onze estavam confirmados do ponto de vista laboratorial os demais, profissionais de saúde e pelo quadro, pela história de bebida colocam como suspeito estão conduzindo de forma adequada”.

O ministro comenta ainda que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde tem providenciado a compra da medicação para o tratamento das intoxicações por metanol

 “O antídoto pra essa intoxicação é o Etanol Farmacêutico e o Ministério da Saúde desde essa semana fez uma compra de estoque estratégico, quatro mil e trezentos e já nos hospitais universitários espalhados pelo país. Temos mais uma compra de cinco mil e tratamentos, deve chegar na próxima semana. Esse volume tem sido suficiente pra conduzir esses casos suspeitos, fazer o tratamento adequado nos hospitais no centro de referência de intoxicação.”

Padilha diz que o Programa Piauí Saúde Digital é mérito do governador Rafael Fonteles e serve de referência nacional e internacional.

“Eu diria que é uma grande referência pro Brasil e vai se consolidando como uma referência internacional que o governador Rafael e toda a equipe da secretaria de saúde, os parceiros nesse programa do saúde digital estão fazendo aqui. É uma forma de acesso rápido resolvendo o problema de saúde das pessoas e mostrando na prática aquilo que já era descrito em estudos de que a implementação do telessaúde, reduz também as filas para consultas especializadas e até para cirurgias”.

O governo federal desde a atual gestão tem focado na retomada das altas coberturas vacinais do país. A mobilização inclui a vacinação contra a Covid-19 e outras imunizações do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. Nesse contexto o ministro Padilha fala sobreva batalha que está sendo travada pelo ministério da saúde, para a conscientização dos brasileiros na importância da cobertura vacinal.

 “Nós estamos numa grande batalha pra recuperar a cobertura vacinal, a cultura de vacinação da nossa população que infelizmente foi destruída pelo presidente da república anterior. Este ano nós tivemos já no primeiro semestre o aumento da cobertura vacinal, são do calendário oficial de vacinação. Uma delas está estável, nós vamos trabalhar até o final do ano pra ampliar a cobertura e eu quero chamar a atenção da população aqui e chamar atenção dos pais, das mães, das avós, dos avôs pra que a gente nesse mês de outubro, que é o mês das crianças, a gente dê grande presente pras crianças”.

Alexandre Padilha, ministro da saúde, fala da importância na parceria do Sistema Único de Saúde (SUS) com hospitais da iniciativa provada e filantrópicos, na redução do tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, em todo o país por meio do programa Agora Tem Especialistas.

 “Muitas vezes os médicos especialistas, os equipamentos especializados, a estrutura para a cirurgia, está concentrada nesses hospitais privados. Quando a gente consegue criar um mecanismo que os hospitais aumentem mais cirurgias, mais exames atendendo a população do SUS, abra as portas para os pacientes do SUS, isso faz com que a gente reduza o tempo de espera de quem está aguardando às vezes meses, anos, para a cirurgia para o exame ou para uma consulta. Nós temos já no paÍs, mais de cento e noventa hospitais que declararam interesse eM fazer essa oferta para o SUS”.

Nesta passagem pela Rede de Rádio Verdes Campos Sat o ministro Padilha falou também da liberação de R$ 47,3 milhões para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 23 municípios do Piauí.

 “Os recursos dessa última seleção de Ubs já estão disponíveis. Nós estamos acompanhando de perto essa execução buscando estimular né, apoiar os gestores municipais, se tem algum tipo de dificuldade pra executar essa ação então é grande investimento. Em santa cruz do Piauí a data prevista de conclusão da obra já é em outubro deste ano de dois mil e vinte e cinco”. 

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, segue em agenda oficial no Piauí e Nordeste neste fim de semana.

A entrevista foi transmitida ocorreu pela banda KU, no canal de áudio 365 da parabólica, garantindo ampla cobertura e acessibilidade à população. A presença do Ministro em Teresina reforça o compromisso do Governo Federal com a descentralização das políticas públicas de saúde e o fortalecimento do diálogo com a população e os gestores locais.

Assista a entrevista na Íntegra: Entrevista com ministro Alexandre Padilha na Tv Verdes Campso Sat