Esportes 1° medalha de ouro
Keyla Barros conquista ouro e quebra recorde no Mundial de Atletismo Paralímpico, na Índia
Piauiense supera polonesa Barbara Bieganowska-Zajac, pentacampeã paralímpica, e vence prova na categoria 1.500m T20.
04/10/2025 08h46
Por: Amanda Lafayette Fonte: Globo Esportes
Foto: Reprodução/Cris Mattos/CPB

Keyla Barros, atleta piauiense natural de Água Branca (96 km de Teresina) faturou o ouro no início da tarde desta quinta-feira no Mundial de Atletismo Paralímpico, que está sendo disputado em Nova Déli, na Índia. Além da primeira colocação, a piauiense quebrou o recorde mundial da categoria 1.500m T20 e completou a prova em 4min19s22;. A atleta desbancou na final a pentacampeã paralímpica Bárbara Bieganowska-Zajac, da Polônia. Assista acima.

Nos 1.500m T20 (para atletas com deficiência intelectual), Barbara Bieganowska-Zajac impõe respeito. A polonesa de 44 anos tem cinco ouros em Paralimpíadas – quatro na prova longa. Também era a detentora do recorde mundial, com 4min23s37. Mas Keyla Barros não queria saber disso e só pensava em instituir um novo reinado.

A brasileira se manteve na cola da polonesa desde o início da prova e disparou na reta final. Conquistou o primeiro ouro em um Mundial de atletismo. Ainda instituiu um novo recorde, com 4min19s22, quatro segundos abaixo da antiga melhor marca da história.

1º ouro em mundiais

Na Índia, Keyla Barros disputou o terceiro mundial da sua carreira. Em 2024, a piauiense faturou a medalha de prata no Japão na categoria 1.500m T20. E na França, em 2023, a atleta ficou na segunda colocação. Keyla Barros faturou a medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris em 2024.


(Foto: Reprodução/Cris Mattos/CPB)


(Foto: Reprodução/Cris Mattos/CPB)