Esportes Novo calendário
Confederação Brasileira de Futebol divulga o novo calendário nacional para 2026 com mudanças e novos torneios
Divisões nacionais da A até a D terão maior duração e número de participantes; Copas Regionais ampliadas, com mais duração e com novas disputas; Copa do Brasil com aumento de equipes, mais fases e final única estão entre as novidades.
02/10/2025 09h34 Atualizada há 3 horas
Por: Emanuel Lucas
Foto: Reprodução/CBF

Uma das principais pautas do futebol brasileiro finalmente ganhou forma! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um novo calendário que entrará em vigor a partir do ciclo 2026-2029, com o objetivo principal de reduzir a sobrecarga de jogos para os clubes da Série A e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso a competições nacionais para times das divisões inferiores. As mudanças são significativas e afetam as principais competições do país. O novo formato busca uma maior racionalidade no calendário, distribuindo as competições de maneira diferente e ajustando a duração dos torneios.

Principais mudanças no calendário 2026-2029

1. Brasileirão: Mais duração nas Séries A e B e aumento de participantes na Séries C e D


Foto: Reprodução/CBF

A Série A passará a ser disputada entre 28 de janeiro e 2 de dezembro (em 2026), estendendo-se por quase o ano todo. O formato de pontos corridos será mantido. O Brasileirão será disputado simultaneamente com os Campeonatos Estaduais no início da temporada (até março). A previsão é que apenas quatro rodadas do Brasileirão sejam intercaladas com os Estaduais no período. A Série B terá também novo período de duração iniciando no dia 28 de março e encerrando no dia 28 de novembro. O número de participantes será mantido em ambos as ligas.


Foto: Reprodução/CBF

A Série C terá mudanças implementadas gradualmente no ciclo 2026-2029, culminando em uma reformulação significativa no número de participantes e no formato. Em 2026, será a última edição disputada com 20 equipes, no qual 2 equipes ao invés de 4 serão rebaixadas, e a Série D terá 6 acessos ao invés de 4. Já a partir de 2027, com 24 equipes,  o torneio seguirá com o mesmo formato de acesso e descenso do ano anterior, até chegar em 2028, quando teremos 28 equipes já disputando o novo formato da competição proposto pela CBF. O campeão da Série C garante vaga na 3º fase da Copa do Brasil do ano seguinte.


Foto: Reprodução/CBF

A Série D do Campeonato Brasileiro terá o impacto mais imediato, já que o aumento de clubes e o novo formato começam em 2026. O aumento para de 64 para 96 clubes significa mais equipes de base estadual terão acesso a uma competição nacional, mantendo-as ativas por mais tempo no ano. O aumento de 4 para 6 vagas de acesso para a Série C torna a competição mais atrativa e oferece mais oportunidades de ascensão aos clubes. A competição a partir de 2026 será dividida em 16 grupos de 6 equipes com fases mata-mata até a grande final. A novidade é a inclusão de um playoff de repescagem após as quartas de final. As equipes que chegarem as semifinais garantem acesso direto, enquanto que os derrotados das quartas, jogam o playoff em busca das duas vagas restantes para acesso à Série C.

2. Campeonatos Estaduais: Redução de datas

Os Estaduais terão uma redução significativa de datas, passando de 16 para um máximo de 11 datas. Deverão ser realizados entre 11 de janeiro e 8 de março (em 2026). A redução visa liberar espaço no calendário no primeiro trimestre para a antecipação do Campeonato Brasileiro.

3. Copa do Brasil: Final única e mais participantes

A grande novidade da competição é a decisão em jogo único, marcada para 6 de dezembro (em 2026), em sede a ser definida pela CBF. Os clubes da Série A (que disputam competições internacionais) agora entrarão na quinta fase da competição (atualmente entram na terceira), e não mais nas fases iniciais. A entrada da Série A na quinta fase será em jogo único, o que contribui para a redução de partidas para os times da elite.


Foto: Reprodução/CBF

A competição se tornará mais democrática, com um aumento no número de participantes: de 92 para 126 clubes em 2026 (e 128 a partir de 2027), e um aumento de 122 para 155 jogos no total.

4. Criação da Copa Sul-Sudeste e modificações nos torneios regionais vigentes

Os torneios regionais tradicionais (Copa do Nordeste e Copa Verde) também sofreram ajustes de datas e terão um aumento no número de participantes, mas não contarão com clubes que disputem Libertadores ou Sul-Americana, liberando o calendário destes.


Foto: Reprodução/CBF

A Copa do Nordeste terá um número maior de participantes, passando de 16 para 20 equipes, partindo para um novo formato já para o ano que vem, extinguindo a disputa da Pré-Copa do Nordeste, que definia os últimos 4 representantes para o atual formato de dois grupos com 8 clubes cada. O novo formato será divulgado em breve.


Foto: Reprodução/CBF

A Copa Verde ganhará dois torneios paralelos dentro dela. A Copa Centro-Oeste (mais Espírito Santo) e a Copa Norte serão disputadas em formato de grupos, onde o campeão de cada torneio paralelo, decidirão a taça da Copa Verde, que em 2026, vai se tornar uma espécie de Supercopa Amazônica.

Uma nova competição regional de 12 equipes, a Copa Sul-Sudeste, foi confirmada, com previsão de ser disputada entre março e junho.

Impacto no número de jogos

O principal foco da mudança é o equilíbrio da carga de partidas. A CBF estima uma redução no número máximo de jogos que um clube da Série A pode disputar na temporada, com a possibilidade de variação entre 73 e 78 partidas (caso o time dispute todas as competições e alcance todas as finais, incluindo Estaduais, Copa do Brasil e Libertadores), dependendo do formato do Estadual. Isso representa uma diminuição de 7,2% a 12% em relação ao cenário anterior, onde uma equipe poderia chegar a disputar mais de 80 jogos.

Novo calendário nacional da CBF

Campeonatos Estaduais - 11 de janeiro a 8 de março
Brasileirão Série A - 28 de janeiro a 2 de dezembro
Copa do Brasil - 18 de fevereiro a 6 de dezembro (Final única)
Libertadores - 18 de fevereiro a 28 de novembro
Brasileirão Série B - 21 de março a 28 de novembro
Copa do Nordeste / Copa Verde / Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
Brasileirão Série C - 5 de abril a 25 de outubro
Brasileirão Série D - 5 de abril a 13 de setembro
Sul-Americana - 8 de abril a 21 de novembro
Intercontinental - A definir

Contexto e próximos passos

O anúncio atende a uma antiga reivindicação de clubes e atletas. O presidente da CBF destacou que este é um trabalho coletivo e que 2026 será um ano de transição. Além das mudanças no calendário, a entidade anunciou que está em estágio avançado os estudos para o Fair Play Financeiro, com regras a serem divulgadas em novembro. O uso do impedimento semi-automático também está sendo estudado para possível implementação já em 2026. Essas alterações visam modernizar o futebol brasileiro, alinhando-o a tendências internacionais e buscando um melhor desempenho e saúde dos atletas.