A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a terceira fase da Operação Tratado de Tordesilhas, que investiga um esquema milionário de grilagem de terras da União no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.
Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em Cajueiro da Praia e Parnaíba, expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina.
De acordo com as investigações, pessoas de baixa renda – principalmente idosos – eram usadas como laranjas para simular posse antiga das áreas. Com essa falsa narrativa, eram criados contratos fictícios de compra e venda, utilizados como base para pedidos de regularização fundiária junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Há indícios de falsificação documental para dar legalidade aos processos e possibilitar o desmembramento dos terrenos a partir da matrícula original do município. Após a regularização, as áreas eram revendidas com supervalorização que chegava a 15.000%.
Segundo a PF, esta nova fase da operação tem como objetivo reunir mais provas contra novos integrantes identificados no esquema.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, falsidade ideológica, disposição de coisa alheia como própria, além de outros crimes que ainda estão sendo apurados.