Entre os dias 10 a 15 de setembro ocorreu os Jogos da Juventude 2025, em Brasília. A delegação piauiense conquistou três medalhas na modalidade de badminton, o atleta Fhelipe Lennon ganhou a medalha de ouro no torneio simples maculino, garantindo o primeiro lugar para Piauí na competição nacional.
Fhelipe disputou a final contra o carioca Hiarley Branco, em uma partida decisiva com três sets. O piauiense venceu por 2 a 1, conquistando o ouro em sua última participação nos Jogos da Juventude. O atleta já possui dois ouros em duplas masculinas, e neste ano, ganhou a medalha de bronze por equipes no Pan-Americano Júnior, na Guatemala.
Segundo Fhelipe, o jogo foi mais difícil do que ele esperava, mas conseguiu superar e acelerar o ritmo em busca da vitória. Ele diz que começou no esporte por influência da família. “Meus primos jogavam, e nos meus primeiros Jogos da Juventude fui campeão de dupla com um deles. A Juliana Viana, que foi a primeira mulher brasileira a vencer uma partida olímpica de badminton em Paris 2024, é minha prima”, disse.
De acordo com o governo, o Piauí conquistou prata na dupla mista, com Marcos Lima Filho e Rayssa Ketlin Silva, que ficaram em segundo lugar após uma disputa com a dupla do Rio de Janeiro, Guilherme Caio e Yasmin Kethellen. E na dupla masculina, Fhelipe Lennon e Marcos Filho, ganharam mais um pódio, levando a medalha de bronze.
O Governo do Estado realiza os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
(Foto: Reprodução/Governo do Piauí)