Reuniões periódicas do comitê visam melhorias na jornada do paciente
O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, por meio da Comissão de Humanização, iniciou uma nova frente de cuidado voltada para fortalecer ainda mais a relação com os usuários: o Comitê de Experiência do Paciente. O grupo reúne representantes da direção, serviços assistenciais, setores de apoio e áreas administrativas, com o objetivo de garantir que a jornada do paciente seja continuamente aprimorada.
A jornada do paciente é o caminho percorrido pelas pessoas na unidade, desde o reconhecimento do problema, até o atendimento e o retorno. A iniciativa do HRN utiliza dados de pesquisas, feedbacks e indicadores para integrar tecnologias, reforçar práticas de hospitalidade e consolidar uma cultura de cuidado centrado na pessoa, proporcionando uma experiência mais positiva e acolhedora para pacientes e familiares. Uma das ações do comitê será ouvir, a cada dois meses, um ex-paciente que utilizou os serviços do HRN.
No primeiro encontro, realizado no dia 15 de setembro, a convidada foi a dentista Julia Fontinele Mendonça Carneiro, 29 anos, moradora de Hidrolândia. Ela passou por quatro internações no setor de obstetrícia entre maio e junho de 2025, em razão de Diabetes Mellitus Gestacional descompensada, condição que exige acompanhamento de alto risco. Após ser referenciada pelo Centro de Especialidades Médicas de Sobral, Julia passou a ser acompanhada no HRN, onde deu à luz seu segundo filho, João Pedro, no dia 23 de junho, com 36 semanas de gestação.
Durante o encontro, Julia destacou aspectos que marcaram sua passagem pela unidade. “Fiquei surpresa, pois de fato o que fazem aqui vai além do cuidado. A cada hora alguém da equipe de limpeza entrava para higienizar o ambiente. A nutricionista do setor também demonstrava uma empatia imensa. Tinha uma colega de quarto que enjoava muito da comida, e a sensibilidade dela foi impressionante: todos os dias sugeria alterações no cardápio para que essa paciente se sentisse melhor. Era realmente empenhada em trazer conforto”, relatou.
Outro ponto ressaltado pela dentista foi a segurança dos protocolos adotados. “Sempre pediam para eu confirmar meu nome nas etiquetas das refeições. Também havia uma atenção especial com a higienização das mãos e a limpeza do ambiente. Essa preocupação transmitia confiança e cuidado em cada detalhe”, completou Julia.
A reunião foi conduzida pela assessora de Gestão do Cuidado do HRN, Jamila Aguiar, que ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é traçar estratégias a partir do olhar do paciente, entendendo suas necessidades e percepções para melhorar ainda mais o serviço. Esse trabalho será feito de forma transversal, envolvendo todos os setores do hospital”, destacou.
Com a implantação do Comitê de Experiência do Paciente, o HRN reforça seu compromisso em aliar técnica, acolhimento e escuta ativa para transformar cada atendimento em um cuidado mais humano e resolutivo.