Jovens e adolescentes da rede pública de Teresina desenvolveram uma técnica que reutiliza água para resfriamento de residências. Eles fazem parte do projeto ‘Pioneiros’, da Águas de Teresina, que visa conscientizar sobre os desafios do saneamento básico nos bairros da capital.
Os estudantes Wenner Batista e Andressa Maria, que participaram do projeto, desenvolveram um sistema de bombeamento que reutiliza a água da máquina de lavar para a irrigação do telhado e, consequentemente resfriar ambientes internos do imóvel.
“É uma ideia que vem para reduzir o impacto do calor exacerbado aqui em Teresina e usar conscientemente a água, que seria descartada. A gente consegue reduzir até 8°C da casa em menos de 10 minutos”, explicou Wenner.
Diecson Prado, gerente de responsabilidade social da Águas de Teresina, informou que o projeto Pioneiros acontece anualmente, e que está na sua sétima edição.
“Com duração anual, o projeto se encontra em sua sétima edição, abrangendo um período de aproximadamente oito meses. Estudantes da rede pública de ensino são convidados a participar dessa imersão, que visa apresentar as diversas áreas da empresa e seus profissionais, facilitando a conexão com o mercado de trabalho”, disse.