Geral Picos
Trabalhadores do transporte coletivo paralisam atividades e Uespi adota aulas remotas em Picos
Uespi informou que o retorno das atividades acadêmicas presenciais deve ocorrer após a regularização e restabelecimento do transporte público
19/09/2025 10h50
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Foto: Reprodução/Prefeitura de Picos

Nesta sexta-feira (19), trabalhadores do transporte coletivo de Picos paralisaram as atividades. A categoria alega falta de repasse da Prefeitura Municipal. Em virtude da suspensão do serviço na cidade, o campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) adotou aulas remotas.

Em comunicados dispostos nos ônibus, a empresa KB Transportes informou que "diante da ausência de resposta positiva da Prefeitura Municipal quando às solicitações de apoio, incentivo e repasse financeiro, torna-se inevitável a paralisação temporária dos serviços".

Em nota, a Uespi informou que o retorno das atividades acadêmicas presenciais deve ocorrer após a regularização e restabelecimento do transporte público. 

Confira a nota

Em atenção aos fatos recentes que envolvem a paralisação temporária dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros no município de Picos/PI, a partir de amanhã, dia 19, a Direção do campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí, naquela cidade, informa que fará uma reunião de Conselho de campus para deliberar sobre aulas remotas, em caráter provisório e excepcional, durante o período que a cidade não terá transporte público, o que afeta o deslocamento da comunidade picoense e também dos discentes, docentes e técnicos da instituição.

O retorno às atividades acadêmicas presenciais deverá ocorrer imediatamente após a regularização e restabelecimento do transporte público. Desde já esclarece que a Direção do campus já solicitou a Pró-reitoria de Ensino de graduação (PREG/UESPI) a análise do pedido de aulas remotas diante da urgência do caso.

Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade do processo de ensino-aprendizagem, buscando minimizar os impactos desta grave situação, e manteremos a comunidade acadêmica informada sobre qualquer atualização oficial.