Cidades Investigação
Adolescente grávida dá à luz dentro de carro após picada de escorpião no interior do MA
Bebê nasceu prematuro com 30 semanas, precisou ser reanimado e foi transferido para Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI).
15/09/2025 14h34
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão

Uma adolescente de 14 anos, grávida, foi picada por um escorpião na tarde de sábado (13), no assentamento Olga Benário, zona rural de Amarante do Maranhão. Após a picada, ela começou a sentir contrações e deu à luz na madrugada de domingo (14), dentro de um carro, a caminho do hospital.

O sargento Roberto, policial militar do 14º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz, ajudou no parto enquanto prestava socorro durante o trajeto ao hospital. (Veja o vídeo acima).

O bebê nasceu prematuro, com 30 semanas de gestação, e apresentou dificuldades respiratórias. Ele precisou ser reanimado no Hospital de Amarante e, em seguida, foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), onde recebe acompanhamento especializado.

A mãe também foi transferida para Imperatriz, devido a anemia causada pela grande perda de sangue durante o parto.

Segundo a equipe médica que fez o primeiro atendimento, a gravidez na adolescência já aumenta o risco de parto prematuro. No entanto, a picada do escorpião pode ter acelerado as contrações, já que o veneno afeta o organismo materno e pode causar complicações.

Abaixo, confira como se prevenir, o que fazer e o que não fazer quando for picado por um escorpião:

Antes, um aviso importante: É imprescindível que a busca pelo serviço de saúde seja realizada nas primeiras horas para reduzir as chances de riscos ao paciente, principalmente em crianças e idosos. Nesse momento, é preciso manter a calma, ainda que seja uma tarefa difícil.

O que fazer
Ao sentir a picada e identificar que se trata de um escorpião, lave o local afetado com água corrente e sabão neutro e entre em contato com uma unidade de saúde. É importante registrar uma fotografia legível para identificação da espécie de escorpião no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox).

O que não fazer
Não apertar ou comprimir a área afetada para remoção do ferrão (os escorpiões não deixam ferrões no local da picada). Além disso, não utilizar no local da picada açúcar, fumo, álcool ou qualquer outra substância semelhante em contato com a pele.

Sintomas
Sensação de ardência, dor intensa e inflamação na região são os sintomas iniciais de uma picada de escorpião. Em casos mais moderados, o quadro de saúde pode evoluir para náuseas, vômitos, queda de pressão, entre outros.

Como se prevenir
O mais importante é ficar de olho nas roupas, toalhas e sapatos antes de usá-los. Outras dicas:

Manter as roupas de cama afastadas do chão;
Retirar entulhos do quintal e outros locais;
Manter limpo o interior da residência;
Controlar baratas e outros insetos.

Quem acionar?
Acesse a lista dos hospitais de referência para soroterapia de acidentes por animais peçonhentos no Maranhão. As informações disponibilizadas são de responsabilidade da respectiva Secretaria Estadual de Saúde.

Em caso de emergência, contate imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ou o Corpo de Bombeiros (193).