O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou a criação de um novo grupo na Revisão Cadastral 2025 do Cadastro Único (CadÚnico). Denominado Público 8, ele reúne famílias cuja última atualização foi feita entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2023 e que agora precisam revisar as informações. A medida pode impactar até 2 milhões de famílias em todo o país.
A lista dos convocados estará disponível em 29 de setembro de 2025, exclusivamente para gestores municipais, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF). A composição do grupo considerou cruzamentos de dados do CadÚnico, do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Tarifa Social de Energia Elétrica.
As famílias também receberão mensagens oficiais de convocação em canais como o extrato de pagamento do Bolsa Família e o aplicativo do programa.
A data de referência para início da atualização é 12 de setembro de 2025. Quem não comparecer poderá ter o benefício bloqueado por até dois meses e, em seguida, cancelado definitivamente. O cronograma inclui três fases: mensagens de convocação, bloqueio e cancelamento. O ministério recomenda que os beneficiários não deixem para a última hora.
Como atualizar o cadastro
O atendimento deve ser feito pelo Responsável Familiar (RF), a pessoa que forneceu os dados no cadastro original, ou por um Representante Legal (RL), em casos de tutela, guarda ou curatela.
Para atualizar, é necessário apresentar:
Responsável familiar: CPF ou título de eleitor;
Demais membros da família: pelo menos um documento (CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, RG ou carteira de trabalho);
Representante legal: termo de guarda, tutela ou curatela.
Famílias de apenas uma pessoa precisam obrigatoriamente passar por atualização domiciliar, salvo exceções para indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
CPF obrigatório
O novo sistema do CadÚnico exige CPF para todos os membros da família. A partir de dezembro de 2025, pessoas que permanecerem por mais de 180 dias com a situação “aguardando CPF” serão excluídas automaticamente do cadastro, o que pode afetar cerca de 6 mil famílias. Quem já estava cadastrado antes de março de 2025 e não possui CPF não será atingido nessa etapa.
O ministério informou ainda que prepara um plano de emissão do documento para os casos pendentes.
Onde atualizar
As famílias do Público 8, assim como aquelas com cadastro desatualizado há mais de 24 meses, devem procurar o setor do CadÚnico em seu município, geralmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou secretarias de assistência social.
Manter os dados atualizados é essencial para garantir a continuidade de benefícios como o Bolsa Família, o BPC e a Tarifa Social de Energia Elétrica, além de possibilitar acesso a novos programas sociais.