Meio Ambiente Silvicultura
Expedição Silvicultura vai mapear produção de florestas cultivadas no Brasil
Especialistas vão percorrer mais de 40 mil quilômetros em 14 Estados, responsáveis por 98% da área total de florestas plantadas do País.
12/09/2025 09h14
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agro Estadão
Foto: Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (10), foi lançada, em Belo Horizonte (MG), a Expedição Silvicultura – na trilha da produtividade, iniciativa inédita que pretende aprimorar os dados sobre a produção florestal no Brasil. O projeto é organizado pela Canopy, em parceria com a Embrapa Florestas, e conta com apoio de instituições e empresas do setor de base florestal.

“O diagnóstico vai mostrar todo o potencial do setor, além de embasar a elaboração de políticas públicas e o apoio para os pequenos produtores que queiram investir na silvicultura”, afirmou, por meio de nota, secretário de Agricultura de MG, Thales Fernandes.

Entre os meses de setembro e novembro, especialistas vão percorrer mais de 40 mil quilômetros em 14 Estados, responsáveis por 98% da área total de florestas plantadas do País. Serão visitadas centenas de propriedades e coletadas informações em cerca de 40 mil pontos de controle e 1.000 parcelas amostrais.

As equipes vão reunir dados sobre produtividade florestal, custos de produção, investimentos, manejo e percepções dos produtores, além de avaliar práticas socioambientais e os impactos das mudanças climáticas. O levantamento abrangerá espécies como eucalipto, pinus, teca, acácia-negra, araucária, entre outras espécies.

“A produtividade florestal é um indicador estratégico para o setor, pois afeta diretamente a previsibilidade do abastecimento de madeira e serve como base para a tomada de decisões, que têm reflexos no médio e longo prazo dos negócios florestais”, explicou Fabio Gonçalves, cofundador e CEO da Canopy.

A Embrapa Florestas participa do projeto oferecendo suporte no planejamento, na análise de dados e na produção do relatório final. “Entendemos que estes dados são estratégicos para o setor de base florestal brasileiro, mas também podem subsidiar novas ações de pesquisa e inovação”, avaliou Edina Moresco, chefe de Transferência de Tecnologia da instituição.

O Brasil é líder global em produtividade de florestas plantadas, com média de 35 m³ de madeira por hectare ao ano em áreas de eucalipto, muito acima da média mundial, que gira em torno de 10 m³/ha/ano. O setor de base florestal responde por cerca de 1,3% do PIB nacional e gera mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

A expectativa é que os resultados da expedição ajudem a traçar um retrato mais preciso da silvicultura brasileira, orientando tanto grandes investimentos industriais quanto o apoio a pequenos e médios produtores interessados em diversificar suas atividades.


(Foto: Reprodução/Diego Vargas/Seapa)