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Primeira viagem Transnordestina está prevista para outubro, diz ANTT
Após a conclusão da obra, a Transnordestina terá 1,2 mil quilômetros de extensão, ligando o Piauí ao porto de Pecém no Ceará.
11/09/2025 09h21
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agro Estadão
Foto: Reprodução/Governo Federal

Após 10 anos de obras, a ferrovia Transnordestina fará sua primeira viagem no próximo mês. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 10, pelo o superintendente de transporte ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alessandro Baumgartner. 

“Já temos 680 quilômetros prontos e estamos concluindo a verificação técnica para autorizar a primeira viagem em outubro. A Transnordestina é um divisor de águas para o escoamento da produção agrícola do Nordeste e vai oferecer uma alternativa logística muito mais eficiente para os produtores”, destacou Baumgartner durante o  Fórum Geopolítica e Logística. O trecho mencionado liga Eliseu Martins (PI) até o início do Ceará. 

Quando estiver concluída, a Transnordestina terá 1,2 mil quilômetros de extensão, ligando o Piauí ao porto de Pecém no Ceará. Para efeito de comparação, a ferrovia terá a mesma dimensão da ligação ferroviária entre Lisboa e Paris, atravessando Portugal e boa parte da França.

“É importante ter noção do tamanho do Brasil. Uma ferrovia como a Transnordestina tem a mesma escala de obras que unem países inteiros na Europa. Esse é o desafio da logística brasileira e também a oportunidade de transformar nossa matriz de transporte”, observou o superintendente. 

Em julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o incremento de mais R$ 1,4 bilhão para a finalização da ferrovia. Ao todo, já foram investidos R$ 8,2 bilhões, e o orçamento total da obra é de R$ 15 bilhões.

Além da Transnordestina, Baumgartner destacou outros projetos estruturantes, como a Ferrogrão, que terá leilão previsto para 2026 e deve ligar o Mato Grosso a Miritituba (PA). A ferrovia deve encurtar distâncias e reduzir custos para o transporte de grãos do Centro-Oeste.

“Hoje, o produtor brasileiro enfrenta uma média de 1,2 a 1,5 mil quilômetros até chegar ao porto. Na Argentina, essa distância é de 300 a 400 quilômetros. Precisamos mudar essa realidade, e a Ferrogrão é uma resposta concreta a esse desafio”, afirmou.