Polícia Blitzens SSP-PI
SSP-PI promove ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Blitzens educativas aconteceram na capital e no interior do estado do Piauí
19/05/2023 08h37 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Santos Fonte: SSP-PI

Na tarde desta quinta-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública, através da Diretoria de Defesa Social e da Coordenação da Criança e do Adolescente, realizou o dia D de combate à exploração de crianças e adolescentes na Avenida Maranhão, Centro de Teresina. 

 

De acordo com Teleno Nobre, coordenador da Criança e do Adolescente da SSP-PI, o local escolhido para ação foi estratégico. “Ao longo da história de Teresina, essa região da Avenida Maranhão é conhecida como espaço de muitos casos de exploração sexual de adolescentes e crianças. Escolhemos esse lugar para mostrar que estamos atentos e trabalhando sem descanso nas pautas de proteção a esse público”, destacou.

 

Com a temática “NÃO FECHE OS OLHOS”, a ação promoveu uma semana de blitzens educativas no interior e na capital do estado. Membros da Diretoria de Defesa Social conscientizaram motoristas e motociclistas que trafegam nas vias urbanas através da entrega de uma cartilha pedagógica elaborada pela Gerência de Serviços Sociais da SSP-PI.

 

Para a Diretora de Defesa Social, Tenente-coronel Elizete Lima, ações como essas devem ser intensificadas não só em datas específicas. Ela também explica que a origem delicada de alguns crimes cometidos contra crianças e adolescentes pode dificultar o debate. “São crimes onde o agressor pode ser um amigo, um vizinho ou alguém do próprio seio familiar. Estamos levando prevenção através do conhecimento. É preciso que continuemos falando sobre isso e a Diretoria de Defesa Social pretende seguir reforçando as ações que promovam a conscientização e o combate aos crimes contra crianças e adolescentes”, frisou a Coronel Elizete Lima.

Milhares de cartilhas educativas foram confeccionadas e distribuídas em todo o Piauí durante uma semana de ações, que contou ainda com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar.