Na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a Bolívia garantiu sua vaga na repescagem de uma forma emocionante, enquanto o Brasil teve um desempenho abaixo do esperado e encerrou a competição em sua pior posição histórica. Nos outros jogos, a Venezuela que lutava pela repescagem, foi goleada pela Colômbia em Maturín; Chile e Uruguai ficaram zerados; a Argentina foi derrotada pelo Equador num jogo que praticamente de "compadres", ja que ambos estavam classificados e o Paraguai derrotou o Peru fora de casa e encerrou sua campanha.
Bolívia supera o Brasil na altitude e conquista a repescagem
A grande história da noite foi a vitória da Bolívia sobre o Brasil por 1 a 0, em El Alto. A partida foi marcada pela dificuldade da Seleção Brasileira em se adaptar aos mais de 4.150 metros de altitude. O único gol do jogo, marcado por Miguelito de pênalti, aos 48 minutos do primeiro tempo, foi suficiente para que a Bolívia conquistasse a 7ª colocação na tabela, garantindo o direito de disputar a repescagem mundial.
Foto: Daniel Miranda/AFP
O Brasil, já classificado para a Copa, terminou a competição em 5º lugar, com 28 pontos. Embora tenha a mesma pontuação de Colômbia e Uruguai, ficou atrás nos critérios de desempate. O resultado na altitude boliviana reforçou a pior campanha da Seleção Brasileira neste formato de Eliminatórias, com cinco derrotas no total. O técnico Carlo Ancelotti fez nove mudanças em relação ao time que venceu o Chile na rodada anterior, e a equipe sentiu os efeitos da altitude, com jogadores como Samuel Lino e Richarlison demonstrando bastante dificuldade.
Venezuela perde em casa e deixa escapar a vaga para a Repescagem Mundial
Foto: Reprodução
Em um jogo com muitos gols e com destaque para Luis Suárez que marcou 4 dos 6 gols, a Colômbia superou a Venezuela pelo placar de 6 a 3, terminando na 3ª posição, com 28 pontos. A vitória colombiana ajudou a confirmar a vaga da Bolívia na repescagem. A Venezuela que dependia apenas de si para ir à respecagem, fez uma festa enorme para recepcionar seus atletas no Monumental de Maturín, mas acabou sendo supreendida e mais uma vez, o sonho de ir pela primeira vez à um mundial, foi adiado.
Os outros resultados da última rodada:
- Equador 1 x 0 Argentina: O Equador venceu com gol de Enner Valencia a já classificada Argentina e terminou em 2º lugar na tabela, com 29 pontos.
- Peru 0 x 1 Paraguai: O Paraguai venceu o Peru fora de casa e garantiu o 6º lugar, classificando-se diretamente para a Copa do Mundo de 2026. O Peru já estava eliminado.
- Chile 0 x 0 Uruguai: Chile e o Uruguai empataram sem gols. O Uruguai, que já estava classificado, terminou na 4ª posição, também com 28 pontos, à frente do Brasil pelo saldo de gols. Já o Chile, amarga mais uma não classificação para um mundial.
Com o fim das Eliminatórias, a classificação final ficou assim:
01º - 38pts - ARGENTINA
02º - 29pts - EQUADOR
03º - 28pts - COLÔMBIA
04º - 28pts - URUGUAI
05º - 28pts - BRASIL
06º - 28pts - PARAGUAI
07º - 20pts - BOLÍVIA
08º - 18pts - VENEZUELA
09º - 17pts - CHILE
10º - 14pts - PERU
Classificados diretos à Copa do Mundo
Classificado à Repescagem Mundial
Eliminados
A Bolívia agora se prepara para o torneio de repescagem, que dará duas vagas para a Copa do Mundo de 2026, enquanto as outras seis seleções classificadas do continente já têm seu lugar garantido.