Os preços do milho seguem em alta neste início de setembro, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na última sexta-feira (5), o indicador na região de Campinas (SP) registrou R$ 64,78 pela saca de 60 quilos, o que representa avanço de 0,76% desde o começo do mês.
Segundo o Cepea, vendedores brasileiros estão limitando a oferta no mercado spot ou exigindo preços firmes em novos negócios, atentos à valorização nos portos e no mercado externo.
Apesar disso, a demanda doméstica segue enfraquecida, cenário que freia uma alta mais expressiva. Com a expectativa de safras recordes no Brasil e nos Estados Unidos, consumidores apostam em aumento de oferta e têm recorrido aos estoques, aguardando produtores que possam precisar vender.
Já o mercado externo apresenta recuperação. Após um desempenho fraco até julho, as exportações reagiram, impulsionadas por negociações antecipadas e pelo aumento da paridade de exportação, o que estimula a venda para o mercado internacional.
Em agosto, o ritmo diário de embarques superou em 18% o registrado no mesmo mês de 2024, com volume total 13% maior, somando 6,84 milhões de toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).