Geral Governo
Mais de 5 mil pessoas participam da 3ª Meia Maratona Internacional em São Luís
Corrida teve atletas de todas as idades, marcado pela inclusão social, amadores, profissionais e personalidades internacionais como a etíope Hawi T...
07/09/2025 19h02
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Com mais de 5 mil corredores, aconteceu neste domingo (7), a 3ª Meia Maratona Internacional de São Luís, evento que integra as comemorações dos 413 anos da capital maranhense, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).

As categorias realizadas foram: Kids 600 metros; pessoas com deficiência 5 quilômetros; 5 e 10 quilômetros para o público geral; além de meia maratona 21 quilômetros.

“Essa é a nossa 3° edição da Meia Maratona Internacional em São Luís, um evento muito importante que celebra o aniversário dos 413 anos da nossa cidade. O governador Carlos Brandão é um entusiasta do esporte e a Sedel não podia ficar de fora dessa comemoração”, falou Celso Dias, secretário de Estado do Esporte.

“Vamos comemorar 413 anos da capital maranhense, com um grande evento patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com a Sedel, hoje podemos trabalhar desde o esporte amador até o esporte de alto rendimento, com participação dos melhores atletas do Brasil, de atletas estrangeiros. E quem ganha com isso é o Maranhão, que continua desenvolvendo o esporte, principalmente a corrida de rua, que tem crescido no mundo inteiro”, disse Fernando Donatan, coordenador da corrida.

“Eu sou muito grato à Meia Maratona de São Luís por me dar a oportunidade de correr novamente pelo segundo ano consecutivo, gostaria de agradecer a organização do Governo do Maranhão, o percurso foi muito bom e estou feliz pelo pódio e pela corrida ter fluído bem", afirmou o queniano Nicolas Kosgei, corredor profissional campeão da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio e pela segunda vez campeão da 3ª Meia Maratona Internacional em São Luís.

E o evento contou com público de todas as idades, como Maria Madalena da Silva, que é aposentada e tem 64 anos. Ela conta que começou a correr há um ano e hoje fez o percurso de cinco quilômetros. “Comecei a correr após ter problemas sérios de saúde. Sou muito grata a Deus, pois hoje eu não sinto nada. Então, correr virou uma rotina que me faz muito bem. Achei muito importante o Governo dar atenção ao esporte e realizar eventos como esse. Aqui, eu conheço muitas pessoas e me sinto reconhecida”, contou Maria Madalena sobre o evento.

Entre os destaques desta edição estão atletas de renome internacional, como a etíope Hawi Tura, atual campeã da Meia Maratona do Rio de Janeiro, além do queniano Nicolas Kiptoo Kosgei que ficou em primeiro lugar e também foi vencedor da última edição da prova maranhense. Participou, como embaixadora, a brasileira Adriana Silva, recordista nacional, bicampeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e Toronto 2015, e com passagens pelas maratonas do Rio de Janeiro e de Londres.

A programação teve início às 5h, com a largada da prova principal de 21 km, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea. Às 6h, foi a vez dos atletas da categoria para pessoas com deficiência, no percurso de 5 km. Em seguida, às 6h30, aconteceram as largadas das corridas de 5 km e 10 km. Encerrando a programação, às 7h30, o percurso kids de 600 metros, voltado ao público infantil. No total, a prova tem mais de 5 mil inscritos e atletas de dezoito estados.

Além da competição, o evento contou com atrações culturais com as bandas Argumento e Mix in Brazil, que animaram o público e os corredores após a cerimônia de premiação. A estrutura preparada para os participantes inclui a Arena do Atleta, postos de hidratação, atendimento de fisioterapia e massoterapia, distribuição de frutas, estandes de degustação e suplementação, além da Arena de Premiação. Durante o evento também foram realizados sorteios de brindes especiais.