Geral Enchentes
Sobe para 3 o número de mortes causadas pelas chuvas em SP
Segundo a Defesa Civil, a morte de um morador de São Bernardo do Campo, na Grande SP, é a terceira causada pelas chuvas em SP
15/09/2026 15h01
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles

A Defesa Civil confirmou, nessa segunda-feira (14/9), a terceira morte causada pelas chuvas em São Paulo. O estado vem sofrendo com as precipitações desde a última sexta-feira (11/9).

Segundo o órgão de defesa, o último óbito confirmado é de um homem, morador de São Bernardo do Campo, na região metropolitana. Ele foi vítima de um deslizamento de terra na Rua Eloi Borges, Vila José, que atingiu uma casa. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros começaram as buscas por um desaparecido às 12h nessa segunda e encontraram o homem já sem vida em estado de rigidez cadavérica.

Além do rapaz, outros dois óbitos já foram confirmados nas cidades de Jandira e Itaquaquecetuba. De acordo com o último balanço publicado pelo governo de São Paulo, o estado registrou 53 ocorrências relacionadas às chuvas. Desde o último dia 11, 313 pessoas ficaram desabrigadas e 1.509 desalojadas.

Ocorrências nas últimas horas
Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 14 ocorrências em 14 municípios paulistas, principalmente relacionadas a alagamentos, inundações, deslizamentos de terra, quedas de árvores, erosões e extravasamentos de rios. Nesse período, 170 pessoas ficaram desabrigadas e 106 desalojadas.

A situação mais crítica foi registrada em Ribeira, onde 50 residências foram atingidas. O município contabiliza 130 pessoas desabrigadas e 20 desalojadas, além da abertura de um abrigo para acolhimento das famílias afetadas.

Em Itaquaquecetuba, um deslizamento atingiu seis residências e deixou 24 pessoas desabrigadas. Em Apiaí, foram registrados 16 desabrigados e 12 desalojados. Tapiraí teve 24 desalojados; Jacupiranga, 18; Cotia, 12; Campos do Jordão, nove; Botucatu, cinco; Araçariguama e São Bernardo do Campo, três cada.

Também foram registradas ocorrências em Mogi das Cruzes, Ilhabela, São Paulo e Jacareí, mas sem vítimas, desabrigados ou desalojados.