Saúde Saúde Pública
UBS de Teresina passam a usar QR Code para consulta de medicamentos disponíveis
Tecnologia permite que pacientes acessem, pelo celular, lista atualizada da Atenção Básica com remédios em estoque e em falta, em cumprimento à lei municipal.
29/08/2025 10h16
Por: Amanda Lafayette Fonte: Viagora.com
Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) implantou nesta quarta-feira (27) o uso de QR Codes nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina. A ferramenta permite que pacientes consultem a lista atualizada de medicamentos da Atenção Básica, incluindo os disponíveis e os que estão em falta.

Para acessar, basta abrir a câmera do celular, apontar para o código afixado na unidade e clicar no link exibido na tela. O usuário será direcionado automaticamente para o painel online da FMS, onde a lista é atualizada.


(Foto: Reprodução/Internet)

Segundo a diretora de Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, a medida busca dar mais transparência à população e facilitar o acesso à informação. A iniciativa também atende à Lei Municipal nº 6.201/2025, que determina a divulgação e atualização contínua da relação de medicamentos fornecidos pela rede pública.

“Essa ferramenta aproxima o cidadão dos serviços que ele utiliza. Com mais clareza sobre os medicamentos disponíveis, conseguimos promover um atendimento mais eficiente e transparente”, destacou.