Agricultura Seca no Piauí
Safra de arroz no Piauí é prejudicada pela seca
Mesmo com expansão de 14% no arroz de sequeiro, Estado enfrenta perdas em 2025; programa federal busca fortalecer a produção nacional com assistência técnica e novos investimentos
29/08/2025 08h57
Por: Amanda Lafayette Fonte: Conecta Piauí
Foto: Reprodução/Internet

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento revelam o crescimento da área de cultivo de arroz no país. No Piauí, apesar do potencial produtivo, a falta de chuvas comprometeu a safra prevista para 2025.

Ainda de acordo com a Conab, a área de arroz irrigado no Piauí é estimada em 5 mil hectares. Já o arroz de sequeiro teve expansão de 14%, alcançando a maior área plantada dos últimos dois anos.

“Arroz de serqueiro é aquele que depende das condições climáticas. É aliás a maior produção do Piauí. Está em expansão, mas em 2025 sofreu com a seca”, informou Danilo Viana. 

Para fortalecer a produção de arroz do Brasil, o Governo Federal lançou, em julho de 2024, o programa Arroz da Gente. A iniciativa conta com um investimento total de 17 milhões de reais. 

“O governo federal vem incentivando a produção em todo Brasil. Aqui no Piauí temos técnicos em diversos municípios. Esse programa é bom, pois oferece assistência técnica, incentiva o fomento e traz maquinário de outros países, como a China, por exemplo”, disse Viana.