O município de Jerumenha , no Sul do Piauí, voltou a exigir o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida foi adotada após o registro de oito casos de COVID-19 no município, que possui cerca de 4.500 habitantes, em aproximadamente uma semana.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Jerumenha informou que a decisão visa proteger pacientes, profissionais e usuários do sistema de saúde, além de conter a disseminação do vírus.
O médico infectologista, Luciano Mourão, informou que os cuidados tomados durante a pandemia devem continuar e explicou quais sintomas podem ser um alerta.
“Febre, dor de cabeça, cansaço, coriza, nariz escorrendo, fraqueza, indisposição, dor de garganta e diarreia. Essa pessoa deve ter o cuidado de ficar em casa, evitar aglomeração, usar máscaras e lavar as mãos”.
O médico reforçou que pessoas vacinadas podem ser infectadas com a doença. A tendência, no entanto, é que os sintomas sejam leves.
“O vírus que causa a doença é extremamente mutante, vai se modificando com o passar do tempo, graças a Deus, que essas novas variantes, em geral, são muito leves. Essa variante nova não causa sintomas mais graves, não trouxe novos sintomas e nem aumentou o risco de internação, mas as pessoas devem tomar as mesmas medidas”, concluiu o médico.
(Foto: Reprodução/Internet)