Política Infraestrutura
Prefeitura de Teresina abre nova licitação para concluir a “Ponte da UFPI”
Prefeitura aguarda finalização de terceira licitação para retomar obras, o orçamento previsto é de R$ 59,2 milhões.
22/08/2025 09h07
Por: Amanda Lafayette Fonte: G1 Piauí
Foto Reprodução/Ascom PMT

A Prefeitura de Teresina deu início a um novo processo licitatório para contratar empresa que finalize a construção da Ponte João Claudino Fernandes, popularmente conhecido como Ponte da UFPI. A obra, anunciada em 2019 com o objetivo de conectar as zonas Norte e Leste da capital, está parada.

Segundo publicação no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Administração informou que o custo total estimado da obra ultrapassa R$ 59,2 milhões, o edital completo estará disponível a partir de segunda-feira (25).

As propostas poderão ser enviadas a partir de 2 de outubro de 2025, às 10h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail comissaoponteufpi@gmail.com ou pelo telefone (86) 3198-2014.

(Foto Reprodução/ Eric Sousa/G1)

Imóveis desapropriados

Até agosto de 2025, cerca de 30 imóveis foram desapropriados para a construção da ponte, que passou por duas licitações, mas as empresas vencedoras desistiram. Outras 28 propriedades ainda estão em processo de negociação.

Quando a obra foi iniciada e por que houve paralisações?

A construção da Ponte sobre o Rio Poti teve sua ordem de serviço assinada em 29 de outubro de 2019, com prazo estimado de 14 meses para conclusão. Contudo, a empresa responsável na época declarou não ter condições de concluir o serviço e desistiu do contrato, resultando na interrupção da obra.

O então prefeito, Dr. Pessoa, assinou um novo Termo de Homologação em 4 de julho de 2022, apontando nova empresa vencedora da licitação. A ordem de serviço para a retomada da obra foi assinada em 17 de janeiro de 2023. O gestor previu a conclusão até o fim de 2023.