O Piauí atingiu a marca de 1.442 brigadistas capacitados em 99 municípios após a formatura de mais 15 voluntários em Piracuruca, no Norte do estado, nesta quinta-feira (21). Entre os recém-formados, duas mulheres passam a integrar a rede de combate a incêndios florestais.
O curso, realizado nos dias 20 e 21 de agosto, foi promovido em parceria entre a Prefeitura de Piracuruca, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Ibama/PrevFogo. Além de técnicas de combate direto ao fogo, os participantes receberam treinamento em ações preventivas e educação ambiental.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Ellayne Magalhães, a capacitação contribui para fortalecer a resposta local e sensibilizar a população. “Estamos ampliando a capacidade de enfrentar queimadas e, ao mesmo tempo, conscientizando a comunidade sobre práticas mais sustentáveis”, afirmou.
Para o coordenador estadual de prevenção e combate a incêndios, Shandallyê Araújo, a expansão da rede é estratégica. “Os brigadistas atuam não só na linha de frente contra o fogo, mas também como multiplicadores de informação, ajudando a reduzir impactos ambientais em todo o estado”, destacou.
A iniciativa integra a Campanha de Combate à Poluição Atmosférica, que inclui ainda distribuição de materiais educativos e mobilização comunitária sobre os riscos das queimadas irregulares.