Cidades Araçatuba - SP
Festival do Madruguinhas reúne 200 crianças e reforça presença do esporte nos bairros de Araçatuba
Cerca de 200 crianças e adolescentes participaram, neste sábado (5), do primeiro Festival Interno do Projeto Madruguinhas, realizado no Ginásio Mun...
06/09/2026 17h09
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP

Cerca de 200 crianças e adolescentes participaram, neste sábado (5), do primeiro Festival Interno do Projeto Madruguinhas, realizado no Ginásio Municipal Plácido Rocha, em Araçatuba. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Araçatuba, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Educação.

No total, mais de 20 equipes dos núcleos São Rafael, Santana, Ipanema e Guanabara participaram da programação. Os quatro núcleos estão localizados em bairros de diferentes regiões da cidade e levam a iniciação esportiva para mais perto das crianças e de suas famílias.

As disputas foram realizadas nas categorias Sub-12, Sub-15 e Sub-12 feminino. No Sub-12, participaram 16 equipes. O Sub-15 contou com seis times, enquanto o Sub-12 feminino teve duas equipes.

No resultado final, o São Rafael conquistou os títulos do Sub-12 e do Sub-12 feminino, enquanto o Guanabara venceu o Sub-15. Todos os participantes receberam premiação e lanche durante o evento.

Mais do que definir campeões, o festival proporcionou a integração entre crianças de diferentes bairros e experiências importantes para a formação esportiva e pessoal, como aprender a ganhar e perder, lidar com frustrações, respeitar os adversários e trabalhar em equipe.

A presença das famílias também foi um dos destaques da programação. Pais, mães e familiares acompanharam as partidas nas arquibancadas do Plácido Rocha.

Criação

Criado em março de 2025, o Madruguinhas surgiu a partir de uma proposta idealizada por Emerson Ruzzão, assessor executivo da Secretaria Municipal de Esporte, com foco na iniciação esportiva e na descentralização do atendimento.

A ideia parte de um princípio simples: levar o esporte para onde a criança está, em vez de esperar que ela se desloque até os equipamentos esportivos da região central da cidade.

Por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte e Educação, as atividades são desenvolvidas em escolas municipais localizadas nos próprios bairros atendidos.

Os treinos acontecem no período noturno, após o horário regular das aulas, aproveitando a estrutura das unidades escolares e facilitando a participação das crianças sem interferir na rotina pedagógica.

Os núcleos funcionam nas escolas Francisca de Arruda Fernandes, no Santana; Floriano Camargo, no Guanabara; Henny Ferraz, no Ipanema; e José Herculano, no São Rafael.

As escolas funcionam como espaços parceiros para o desenvolvimento das atividades, enquanto os núcleos são identificados pelos próprios bairros.

A estratégia aproxima o projeto das comunidades, reduz a necessidade de deslocamento para outras regiões da cidade e facilita também o acompanhamento das famílias.

Pouco mais de um ano após o início das atividades, a procura pelo Madruguinhas já supera o número de vagas disponíveis em alguns núcleos, gerando lista de espera.

Real Madruga

A parceria com o Real Madruga e a Associação Real Madruga foi estabelecida levando em consideração a força e a identificação que o clube já havia conquistado no cenário esportivo de Araçatuba e também fora da cidade, com destaque para o título paulista de futebol de salão e a repercussão alcançada pela equipe em veículos esportivos de alcance nacional.

Com a parceria, a estrutura da Associação Real Madruga fica à disposição do projeto. Além disso, o parceiro contribui com os uniformes utilizados pelas crianças, incluindo camisetas, bermudas e bolsas para os materiais esportivos.

“A ideia desde o início foi levar o esporte para onde a criança está. Quando utilizamos uma escola que aquela família já conhece e oferecemos ali uma oportunidade de iniciação esportiva, reduzimos muitas barreiras de acesso. Hoje temos quatro bairros, em regiões diferentes da cidade, mais de 20 equipes, cerca de 200 crianças e uma participação muito grande das famílias”, afirmou Ruzzão.

Emenda permitirá compra de 200 pares de calçados

Durante o festival, também foi informado que uma emenda parlamentar de R$ 25 mil, destinada no ano passado pelo vereador Hideto Honda, tem previsão de liberação neste mês.

O recurso será executado por meio da Associação Real Madruga e destinado à aquisição de 200 pares de calçados adequados à prática do futsal para os participantes do projeto.

Hideto Honda esteve presente na abertura do festival, ao lado do secretário municipal de Esporte, Mauro Yamanoi; do assessor executivo Emerson Ruzzão; do presidente do Real Madruga, Bruno Yoshiy; além de pais, mães e familiares das crianças.

Honda destacou a satisfação de contribuir com a iniciativa e ressaltou o esporte como uma ferramenta importante para a formação pessoal e social das crianças.

O secretário Mauro Yamanoi reforçou que o Madruguinhas está alinhado à proposta da atual gestão de ampliar a presença do esporte nos bairros, investir na iniciação esportiva e priorizar a formação de base.

Já o presidente do Real Madruga destacou que a construção de uma estrutura de base também está entre os objetivos atuais do Real Madruga e comemorou o crescimento alcançado pelo Madruguinhas desde março de 2025.