Sábado, 09 de Agosto de 2025
34°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Economia Piauí

Comércio tem número recorde de pessoas ocupadas no Piauí, aponta pesquisa do IBGE

A política de geração de emprego e qualificação do trabalhador tem se intensificado no Piauí e está gerando resultados. A Pesquisa Anual de Comérci...

09/08/2025 às 13h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A política de geração de emprego e qualificação do trabalhador tem se intensificado no Piauí e está gerando resultados. A Pesquisa Anual de Comércio (PAC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última quinta-feira (7), apontou que a atividade comercial teve recorde de pessoas ocupadas. Ao todo, em 2023, havia 119.031 pessoas ocupadas na atividade comercial no Estado, o melhor resultado da série histórica.

O comércio varejista concentra 76,3% do total das ocupações, seguido do comércio atacadista, com 14,9%, e em terceiro vem o comércio de veículos, peças e motocicletas, com 8,8%. Tanto o segmento varejista quanto o atacadista atingiram números recordes de ocupação.

Ainda segundo o IBGE, o Piauí atingiu sua melhor marca em número de estabelecimentos que operam negócios de revenda. Em 2023, havia 25.930 unidades, maior número alcançado pelo comércio do Piauí desde o início da série histórica, em 2007, quando haviam sido registradas 16.082 unidades locais. O incremento de 9.848 unidades locais de revenda no período de 17 anos é equivalente a um crescimento de 61,2%.

Para o secretário José Santana, da Secretaria de Trabalho e Emprego (Setre), os dados refletem os esforços que o Governo do Estado vem adotando na formatação de um ambiente econômico que favoreça o emprego. “Seguimos investindo em capacitação profissional através de cursos ofertados em nossas unidades móveis, além de prospectar mais investimentos na democratização desses cursos, levando para todas as regiões do Estado, logicamente considerando as demandas dos respectivos mercados. Não à toa o Piauí lidera a geração de empregos formais em todo o Nordeste no primeiro semestre de 2025, isso de acordo com o Caged”, destacou.

José Santana aponta também que as iniciativas vêm fomentando oportunidades no mercado, como atração de novos negócios, melhoria das condições de logística em todo o Piauí, incentivando novos cenários comerciais como o Porto Piauí, assim como a construção de infraestrutura necessária para escoamento de produtos, como a rodovia Transcerrados e a interligação da Transnordestina.

“Paralelo a isso, o governo também tem aprovado melhorias para o Sine (Sistema Nacional de Emprego), importante elo entre a população e a oportunidade de trabalho. Agora nesse segundo semestre, vamos alavancar o lado empreendedor do piauiense, com treinamento, acompanhamento e fomento, oportunizando acesso a crédito especial e canais de comercialização”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias