Sexta, 08 de Agosto de 2025
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Governo

Fapema e Secti laçam edital para a seleção de monitores para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Maranhão 2025

A ação integra a linha de atuação “Popularização da Ciência”, que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico, levando atividades, ofici...

08/08/2025 às 17h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- A ação integra a linha de atuação “Popularização da Ciência”, que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico (Foto: Divulgação)
- A ação integra a linha de atuação “Popularização da Ciência”, que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico (Foto: Divulgação)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com inscrições abertas para a seleção de monitores que irão atuar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) Maranhão 2025. O prazo vai até o dia 29 de agosto e as inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo site www.fapema.br . A ação integra a linha de atuação “Popularização da Ciência”, que busca democratizar o acesso ao conhecimento científico, levando atividades, oficinas, palestras e exposições para diferentes públicos em várias regiões do estado.

Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a 22ª SNCT será realizada de 21 a 24 de outubro. O evento é organizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com o apoio da Fundação.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, distribuídas em dois turno, parra estudantes de graduação matriculados regularmente em instituições de ensino e/ou pesquisa públicas ou privadas em todas as áreas do conhecimento para atividades de monitoria, na modalidade presencial. Os monitores receberão alimentação e bolsa no valor de R$ 190,00. A distribuição das vagas respeita o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e as políticas de inclusão e participação social do Governo do Estado adotadas. 

O presidente da Fapema, Nordman Wall, destacou a relevância da iniciativa como fundamental para o sucesso da semana científica. “O edital oferece aos estudantes uma oportunidade valiosa de envolvimento com a ciência e a tecnologia, além de contribuir para a enriquecer sua formação com a experiência da monitoria. O tema deste ano é extremamente relevante e vai proporcionar um debate aprofundado sobre um dos recursos mais importantes para todas as atividades realizadas no planeta, um tema abrangente e bem atual, que vai mobilizar pesquisadores, estudantes e público geral”, avaliou.

O secretário em exercício da Secti, Maurício Melo, ressaltou que a SNCT é um dos momentos mais importantes do longo do ano. “É quando conseguimos colocar a ciência mais perto das pessoas, mostrar o que está sendo produzido aqui no Maranhão e valorizar quem pesquisa, ensina e inova. E o mais importante: é quando a gente reforça esse compromisso que temos na Secti de divulgar a ciência de forma acessível, inclusiva e conectada com a realidade da população. E a monitoria é uma oportunidade para os estudantes estarem junto com a gente nesse processo de levar conhecimento para além dos muros da universidade”, pontuou.

Critérios de seleção

Entre os critérios de avaliação estão ser estudante de graduação e estar regularmente matriculado; ter cadastro disponível e atualizado na plataforma Patronage, da Fapema; ser residente na região metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa); ter disponibilidade para participar do treinamento e de todo o evento; entre outros.

Os critérios de elegibilidade estabelecidos no edital são obrigatórios e a ausência e o não atendimento a qualquer um deles resultará no indeferimento da candidatura. 

O edital completo, com todos os critérios de participação, documentos e dados necessários, bem como prazos e outros detalhes, está disponível no site da Fapema, na aba Editais ( https://www.fapema.br/category/editais/ ).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias