
Quase seis mil agentes de Segurança Pública participam dos trabalhos operacionais; somente no Ceará o efetivo empregado é de mais 1.170 agentes
A Operação Nordeste Integrado, deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07), mobiliza mais de 5.900 agentes de Segurança Pública em ações simultâneas que ocorrem nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, foram expedidos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão.
O principal foco da operação é combater o avanço de grupos criminosos com atuação interestadual, com reforço de patrulhamento, cumprimento de mandados judiciais, prisões em flagrante e apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos. As ações são baseadas em análises prévias de manchas criminais, garantindo maior efetividade nos territórios mais vulneráveis.
Além disso, a Operação Nordeste Integrado também tem como objetivo reduzir a criminalidade nas áreas de fronteiras estaduais, especialmente de crimes como homicídio, tráfico de entorpecentes e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, além de roubos a pessoas, seguindo o escopo do Programa Ceará contra o Crime.
Dentre os mais de 5.900 agentes que participam da Operação Nordeste Integrado, 1.172 são do Ceará. O estado conta com o emprego de efetivo de 960 policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 157 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 55 agentes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). No território cearense, a operação visa o cumprimento de 30 mandados judiciais.
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública regional, a Operação Nordeste Integrado marca a integração estratégica entre as forças policiais entre os estados do Nordeste. Os trabalhos operacionais ocorrem ininterruptamente durante dois dias, tendo iniciado nesta quinta-feira (07) e encerrando na noite de sexta-feira (08).
Na operação, participam 5903 agentes de Segurança Pública dos oito estados envolvidos – entre policiais militares, civis, bombeiros militares, equipes de inteligência e agentes de perícia forense. As equipes estão mobilizadas em diversas diligências nas divisas dos estados participantes.
Segurança Pefoce realiza mais de 8 mil inserções no ranking nacional de análises balísticas
Piauí Ferramenta inovadora no Brasil, BO Fácil supera 50 mil atendimentos em cinco meses de funcionamento
Piauí Governo do Piauí realiza destruição de 1.566 armas de fogo nesta segunda (8)
Segurança Suspeito de tráfico de drogas e integrar grupo criminoso é preso em flagrante em Maranguape
Violência no Ceará Ceará volta a registrar queda nos homicídios após quatro meses de alta
Segurança Profissionais que transformam vestígios em provas: Pefoce celebra o Dia do Perito Criminal
Segurança Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PMCE durante ação em Cascavel
Segurança Ação integrada entre PCCE e PC-AM resulta em três prisões e apreensões de armas e drogas em Fortaleza
Piauí Operação Boas Festas 2025 mobiliza todas as modalidades da PMPI para garantir a segurança no fim de ano Mín. 24° Máx. 39°