
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entrega, nesta terça-feira, 5 de agosto, a Medalha Tiradentes ao médico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, professor e chefe da Divisão de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado do Rio de Janeiro, ao Brasil ou à humanidade, a Medalha Tiradentes é a mais alta honraria do parlamento fluminense. A homenagem reconhece a trajetória exemplar do cirurgião, que soma mais de 20 mil procedimentos realizados com sucesso ao longo de sua carreira.
Além de seu trabalho como educador e médico, Ricardo Cavalcanti Ribeiro é presidente do Instituto Carlos Chagas, onde lidera projetos sociais voltados ao atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com foco em reconstrução e autoestima, as ações do instituto impactam diretamente a vida de centenas de pacientes.
Com presença constante em congressos nacionais e internacionais, o professor da UNIRIO é reconhecido por introduzir inovações tecnológicas no campo da cirurgia plástica, como a técnica de retração de pele para contorno corporal, que tem revolucionado procedimentos estéticos e reparadores.
Ao comentar a homenagem, o médico destacou: “Receber a Medalha Tiradentes é mais do que um reconhecimento à minha trajetória profissional, é uma honra que compartilho com todos os que acreditam na medicina como instrumento de transformação social. Levo comigo a responsabilidade de seguir contribuindo com ética, ciência e sensibilidade”.
A cerimônia de entrega será realizada no plenário da Alerj, reunindo autoridades, colegas da área da saúde, representantes da UNIRIO e beneficiários dos projetos sociais conduzidos pelo homenageado.
Entretenimento Mudança de carreira aos 50 anos exige planejamento
Entretenimento Caneta de emagrecimento reduz gordura no fígado, diz estudo
Entretenimento Festival Ilumina 2026 acontece de 02 a 11 de janeiro com programas gratuitos Mín. 25° Máx. 33°