Neste sábado (2), o governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou de eventos em duas cidades do leste maranhense: Colinas e Codó. O primeiro destino foi Colinas, que sedia a 33ª edição da Vaquejada no Parque Onildo Maior. No município, o governador assistiu à Missa do Vaqueiro e acompanhou o início da cavalgada que antecede a Vaquejada.
A Vaquejada de Colinas reúne vaqueiros de todo o território nacional, sendo uma tradição que mobiliza a população e estimula o desenvolvimento da região. A festa movimenta a cidade e serve como vetor de negócios para a economia local. Natural de Colinas, Brandão enfatizou a importância dos eventos para a preservação da cultura e das tradições populares do município.
“Muita alegria fortalecer este evento que é a nossa Vaquejada, acompanhada da Cavalgada. Temos que fortalecer, porque aqui estão as nossas raízes, a nossa cultura, a nossa tradição, e a gente tem que fazer com que isso permaneça para os nossos filhos e netos”, pontuou.
Homenagem na Expo Codó 2025
Na sequência, Brandão prestigiou o penúltimo dia de programação da 5ª edição da Expo Codó. Na mostra, o governador visitou estandes e foi homenageado por uma recente conquista obtida pela pecuária maranhense: o reconhecimento internacional do Maranhão como Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
O novo status sanitário foi conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em junho deste ano, durante solenidade realizada em Paris, na França. A certificação internacional permite que a carne exportada pelo Maranhão tenha acesso a mercados que exigem maior controle sanitário.
A homenagem na Expo Codó foi oferecida pela Associação de Criadores do Vale do Itapecuru (Acrivi), em reconhecimento pela conquista sanitária, que possibilita a redução de custos para os produtores e reposiciona a imagem da pecuária maranhense no mercado global.
“O motivo maior aqui foi receber essa homenagem dos pecuaristas pelo programa Maranhão Livre da Aftosa. Conseguimos, depois de 20 anos, vencer essa luta. Hoje, ninguém precisa mais vacinar os animais para se proteger da aftosa. O Maranhão agora vai viver um novo momento, em que a carne será mais valorizada, com um mercado maior e outros países poderão comprar”, afirmou o governador.
Municipalismo: mais ações estaduais em Codó
Durante a 51ª Expo Codó, Brandão também dialogou com a população, lideranças regionais, parlamentares e com o prefeito de Codó, Francisco Carlos de Oliveira, conhecido como Chiquinho FC. Na ocasião, o governador anunciou a criação de um Parque de Vaquejada no município e sinalizou a intenção de colaborar com a obra de duplicação de uma avenida que dá acesso à localidade conhecida como "Km 17".
“Aproveitamos também para fazer novos anúncios. O prefeito está disponibilizando o terreno ao lado do parque de exposição para que eu possa fazer um parque de vaquejada. E, além disso, nós também pedimos para o município me apresentar um projeto para duplicar a avenida que dá acesso ao Km 17. A avenida vai dar uma cara nova, a entrada de Codó vai ficar mais bonita”, antecipou Carlos Brandão.
O prefeito de Codó, Chiquinho FC, destacou a atuação constante do governo estadual na cidade e o perfil municipalista da gestão Carlos Brandão, voltado ao diálogo direto com prefeitos e vereadores de todos os 217 municípios do Maranhão.
“O governador, sempre que vem a Codó, anuncia boas notícias para a nossa cidade. O povo de Codó gosta do seu estilo, gosta do governador municipalista. Ele já disse que não quer saber de partido político, quer saber se está ajudando a cidade. Eu, como prefeito municipal de Codó, em nome da população, agradeço por tudo que tem feito por esta cidade”, afirmou.
Sobre a Expo Codó
A 51ª edição da Expo Codó está sendo realizada no Parque de Exposição Walter Zaidan. Com o tema “A Força da Mulher do Agro”, a edição de 2025 homenageia as mulheres que atuam no mundo rural com trabalho, liderança e inovação.
A mostra reúne exposição de animais, feira de negócios, palestras, atividades culturais e grandes shows, atraindo um público diverso e gerando oportunidades. A programação inclui novidades em tecnologia rural, gastronomia típica e atrações musicais, além da Casa de Taipa, Casa de Farinha e uma miniusina de cachaça.
Mín. 25° Máx. 37°