Quinta, 18 de Setembro de 2025
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Governo

Governo do Maranhão intensifica ações conjuntas de prevenção contra sarampo

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão reunidos nesta semana com profissionais de saúde e coordenadores de vigilância epidemiologia,...

30/07/2025 às 21h13
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Vacinação contra sarampo em unidade de saúde (Foto: Divulgação)
- Vacinação contra sarampo em unidade de saúde (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão está intensificando a vacinação contra o sarampo nos municípios de Balsas, Estreito, Tasso Fragoso, Carolina e Riachão. Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão reunidos nesta semana com profissionais de saúde e coordenadores de vigilância epidemiologia, atenção primária e imunização dos cinco municípios para reforçar a importância da vacinação e da notificação de casos suspeitos.

“Nossa intenção é prevenir a entrada da doença no Maranhão, fazendo o bloqueio com a única forma eficaz que é a vacinação”, explicou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SAPAPVS), Deborah Campos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus do gênero Morbillivirus. Altamente contagiosa, a transmissão ocorre pela via respiratória, por via gotículas e aerossóis (tossir, espirrar, falar ou respirar), com período de incubação de 7 a 21 dias (média de 10 dias para febre e 14 dias para exantema).

A enfermeira da SES, Joseneide Matos, que esteve reunida com profissionais de saúde no município de Estreito, falou da importância de intensificar a vacinação. “Estamos aqui para apoiar o município no combate ao sarampo, fazendo uma busca ativa e buscando oportunidades de vacinação de pessoas em todo o município”, disse Joseneide Matos.

Os principais sintomas do sarampo são tosse seca e irritação nos olhos (conjuntivite), nariz entupido ou escorrendo e mal-estar intenso. A coordenadora de imunização de Estreito, Paula Cássia, agradeceu o apoio do governo do estado na ação.

“As equipes estaduais e municipais estarão até sexta-feira em unidades de saúde e pontos volantes nas zonas rural e urbana do município, facilitando o acesso da população à vacina da vacina tríplice viral para que possamos evitar a entrada da doença em nosso território”, explicou Paula Cássia.

Em Estreito, a intensificação da vacinação contra o sarampo teve início com os profissionais de saúde. Ângela de Sousa, técnica de enfermagem da UBS Jorge Andrade, do Bairro Planalto I, disse que é importante porque os profissionais lidam diretamente com os pacientes. “Precisamos estar protegidos para que possamos cuidar dos outros”, disse.

O técnico de enfermagem Cássio Cardoso Gomes também compartilha a mesma opinião. “Precisamos vacinar o maior número de pessoas, para evitar a propagação do sarampo em nosso território”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias