A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) convida as mulheres de todo o estado que atuam no movimento hip-hop a se inscreverem no Prêmio Mulheres no Hip-Hop, iniciativa do Ministério das Mulheres que irá destinar R$ 3 milhões ao reconhecimento de trajetórias e iniciativas femininas que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento artístico e cultural dessa manifestação no Brasil, ao longo de seus 40 anos de história no país e 50 anos no mundo.
Fruto do trabalho do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop, o prêmio está com inscrições abertas até o dia 20 de julho de 2025, por meio da plataforma Gov.br.
Serão contempladas 65 iniciativas femininas, divididas entre:
Podem ser inscritas ações como: produção musical, shows, vídeos, discos, sites, revistas, batalhas de rima, rodas culturais, cyphers, graffiti, artes visuais, pesquisas, mapeamentos, festivais, seminários, oficinas, fóruns, entre outras expressões ligadas ao universo do hip-hop, protagonizadas por mulheres cis, trans ou travestis.
A coordenadora de Trabalho e Projeção Econômica da Sempi, Karla Viviane, destaca a importância da participação das mulheres piauienses. “O Piauí tem muitas artistas, educadoras e pesquisadoras que constroem o hip-hop no dia a dia, e este prêmio é uma chance de dar visibilidade a essas histórias e garantir o investimento necessário para que elas sigam criando e resistindo”, completou a gestora.
A Sempi reforça a importância da participação das mulheres piauienses neste reconhecimento nacional, como forma de fortalecer suas trajetórias, ampliar suas vozes e contribuir para políticas públicas culturais que promovam a igualdade de gênero e a transformação social.
Clique aqui para acessar o edital e se inscrever: