Geral Maranhão
Sorrir: Mais de 4 mil próteses dentárias são entregues para pacientes da região central do Maranhão
A unidade registrou 67.494 consultas, 298.500 procedimentos, além de 18.519 atendimentos no SADT. O centro odontológico integra a rede de Estado da...
12/07/2025 09h37
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, entregou mais de 4.800 mil próteses para pacientes em quatro anos de serviços do Sorrir em Presidente Dutra, garantindo qualidade de vida e autoestima aos pacientes da região central do Maranhão. 

A unidade registrou 67.494 consultas, 298.500 procedimentos, além de 18.519 atendimentos no SADT. O centro odontológico integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua. A média é de 1.800 consultas e 6.087 procedimentos mensais.

O Sorrir Presidente Dutra disponibiliza diversas especialidades odontológicas, como, atendimentos de endodontia (canal); dentística; odontopediatria e bucomaxilofacial com a realização de cirurgias de siso e avaliação de articulação temporomandibular (ATM); além de exames de imagem, e odontopediatria (com realização de frenectomia lingual), que é feita nos bebês quando apresentada alguma dificuldade na amamentação.

Destaca-se ainda entre os serviços a especialidade de próteses que alcança um número impactante de entregas. A dentista Maria Eduarda Lima, especialista em prótese, conta como é fazer parte do processo de reabilitação de um paciente. “É muito gratificante de alguma forma elevar a autoestima do paciente, além de trazer a segurança no sorriso, do falar e em tudo que ele vai fazer a partir do momento que recebe sua prótese. Essa especialidade de prótese é uma das áreas mais bonitas na odontologia, pois além de ajudar vários pacientes aqui dentro do Sorrir, o tratamento é sem custo, então é ainda mais gratificante trabalhar dessa forma quando entregamos as próteses aos pacientes e eles saem daqui sorrindo e felizes”, comenta Maria Eduarda.

Elimar Nascimento, 52 anos, moradora de Presidente Dutra, faz uso dos cuidados da unidade há 3 anos e não tem do que reclamar. “Uso prótese e isso elevou muito minha autoestima. Antes não usava, não sorria e isso era muito ruim; agora com a prótese, estou muito feliz”, disse a profissional de serviços gerais.