Educação Educação
Conselheiros do CEE concluem atividades do primeiro semestre com balanço positivo
Os conselheiros do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) encerraram o primeiro semestre de 2025 com um saldo bastante positivo. Os 21 consel...
11/07/2025 14h08
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Os conselheiros do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) encerraram o primeiro semestre de 2025 com um saldo bastante positivo. Os 21 conselheiros, divididos entre as Câmaras de Educação Básica (CEB) e de Educação Superior e Profissional (Cesp), participaram de 11 reuniões do Conselho Pleno do CEE e 19 reuniões ordinárias em suas respectivas câmaras.

Ao todo, 313 pareceres foram analisados e aprovados entre janeiro e junho. Desses, 24 foram pedidos de credenciamento e 1763 de recredenciamento de instituições de ensino cearenses, além de 54 prorrogações de credenciamento. Também foram aprovados 135 pedidos de reconhecimento de cursos e 68 de renovação de reconhecimento de cursos.

Dos 21 conselheiros, 11 são membros da CEB e 10 pertencem à Cesp. Juntos, eles compõem o Conselho Pleno do CEE, presidido pela professora Ada Pimentel, também titular do Conselho Estadual.

A Cesp atua junto a instituições de ensino profissionalizante, universidades públicas estaduais e escolas de governo. Já a CEB abrange segmentos como Educação Infantil (onde não há Conselho Municipal de Educação), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio (1º ao 3º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação a Distância (Ensino Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação no Campo.

A maioria dos encontros dos conselheiros ocorreu por videoconferência, seguindo o calendário elaborado no início de 2025. As reuniões online se mostraram eficientes na análise dos temas, sem comprometer as discussões e deliberações. Além disso, contribuíram para a redução de custos, evitando a necessidade de deslocamento até a sede do CEE ou outros locais definidos em Fortaleza.

A professora Ada Pimentel reforça a maior agilidade na avaliação e relatoria de processos proporcionada pelas videoconferências. Ela destaca que isso não prejudica a análise criteriosa da documentação para a emissão de pareceres sobre demandas educacionais de pessoas físicas e instituições de ensino. A gestora lembra que apenas algumas reuniões do Conselho Pleno foram presenciais.

A retomada das atividades dos conselheiros para o segundo semestre está prevista para o início de agosto e prosseguirá até dezembro, sempre às quartas-feiras pela manhã. As reuniões poderão ser realizadas por videoconferência ou de forma presencial, a depender da pauta apresentada previamente para discussão.