Geral Inovação
Startup: entenda como funciona este tipo de empresa
As principais características são abordagens únicas para mercados já existentes ou criação de novos
10/07/2025 14h44
Por: Fabio Brito Fonte: Assessoria

As startups são empresas emergentes que visam começar suas atividades com um crescimento rápido e têm como objetivo resolver problemas por meio de produtos ou serviços inovadores. Esse modelo de negócio é atrativo para empreendedores e investidores em busca de oportunidades de crescimento e impacto. Esta inovação costuma se relacionar com os avanços tecnológicos, abordagens únicas para mercados já existentes ou, até mesmo, criação de novos.  

Helton Matos, coordenador dos cursos de Ciências da Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas da UNINASSAU Jockey, explica os passos necessários para desenvolver uma startup e seguir com a proposta deste tipo de empresa. “A primeira etapa é a ideação. Ou seja, identificar o problema que afeta um número amplo de pessoas, de forma significativa. Neste momento, o segredo é ouvir, entender e observar as dores do seu público. A segunda é a validação. Com o problema definido, chega a hora de testar uma solução. E o empreendedor precisa colocar à prova para os primeiros usuários. Já a terceira são ajustes e aprendizados. É preciso adaptar a solução e o modelo de negócios com dados reais”, frisa.   

As duas últimas etapas, segundo Helton Matos, acontecem quando a startup começa a dar resultados e o desafio é mantê-los positivos. “O quarto passo é a tração. Quando os ajustes começam a dar resultado, é preciso encontrar canais de crescimento que funcionem de forma eficiente. O quinto é a escala. Ou seja, crescer de forma acelerada e estruturada. Isso significa aumentar o impacto sem aumentar, na mesma proporção, os custos”.   

Ainda segundo o especialista, quem deseja trabalhar com startup precisa ter em mente a importância de um investimento em tecnologia, inovação e equipe forte. “Além destes fatores, se você tem uma ideia na sua cabeça, lembre-se: comece pequeno, teste rápido e escute o mercado. Não é sobre correr com pressa, mas aprender com agilidade”, afirma Helton Matos.