Assistência Social Piauí
Sasc realiza entrega simbólica de cartões de alimentação para famílias atingidas por desastres naturais
A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), iniciou, na terça-feira (1º), o pagamento do cartão do Progr...
03/07/2025 14h50
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

A Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), iniciou, na terça-feira (1º), o pagamento do cartão do Programa Auxílio Alimentação à famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastres naturais no Piauí.

A entrega simbólica do primeiro cartão alimentação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de São Luís do Piauí. Foram beneficiadas 100 famílias com o cartão do Programa Auxílio Alimentação.

O pagamento de auxílio alimentação às famílias enquanto ação imediata de resposta a situações de grave risco involuntário é autorizado com base no artigo 15 , da lei nº 8427, de 26 de junho de 2024 e no decreto governamental nº 23639, de 6 de março de 2025.

Para ter acesso ao cartão, as famílias em estado de grave risco involuntário precisam estar cadastradas no CadÚnico e serem beneficiárias do Programa Bolsa Família.

João de Deus Sousa, secretário do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, considera o programa importante como ferramenta de mitigação dos efeitos da estiagem que atinge o Piauí. “Estamos agora fazendo a primeira entrega desse recurso, o auxílio alimentação”, explicou o gestor.

Ainda de acordo com João de Deus, o dinheiro será depositado na mesma conta em que as famílias beneficiadas recebem o benefício do programa Bolsa Família. ” Esperamos que essas pessoas façam bom uso do benefício e vamos torcer para que esses ciclos não se repitam”, acrescentou o gestor.

O evento foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Luís. Participaram da solenidade o coordenador das ações do Programa Auxílio Alimentação da Sasc, Ananias Pereira da Cruz; a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Mônica Lourenço Pinto de Araújo; a secretária Municipal de Assistência Social de São Luís, Ariana da Silva Bezerra; a técnica responsável pelo cadastramento dos beneficiários no município, Paloma de Sousa Leite Araújo.

Janaína Mapurunga, superintendente da Assistência Social da Sasc, informou que São Luís foi o primeiro dos 126 municípios contemplados com o benefício. “Receberão auxilio as famílias atingidas ou afetadas diretamente por situações de desastre naturais. Cada uma das famílias receberá o valor único de R$ 400”, frisou a gestora.