Cidades Fiscalização
Operação do Imepi e Procon revela alto índice de irregularidades na região norte do Píaui
Mais de 600 empresas foram fiscalizadas; balanças adulteradas, fios falsificados e bombas com volume abaixo do pago lideram os problemas encontrados
30/06/2025 11h13
Por: Adilson Carlos

Uma grande operação de fiscalização coordenada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e pelo Procon/MPPI, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), resultou na identificação de centenas de irregularidades em empresas da região norte do Piauí. Entre os dias 23 e 27 de junho, mais de 600 estabelecimentos foram vistoriados em 10 municípios, com foco principal em Esperantina, mas abrangendo também Luzilândia, Joaquim Pires, Morro do Chapéu, Batalha, Cabeceiras, Joca Marques, Madeiro, Campo Maior e Barras.

A força-tarefa apreendeu 142 produtos sem certificação do Inmetro, 52 balanças irregulares e 19 bombas de combustíveis que entregavam menos combustível do que o registrado. Foram ainda coletadas mais de 350 amostras de produtos para análise técnica.

Irregularidades colocam consumidores em risco

Entre os principais problemas identificados estão:

O diretor do Imepi, Júnior Macedo, destacou que o alto índice de irregularidades evidencia a urgência de ações como essa. “A fiscalização identificou falhas graves. Nosso compromisso é com a segurança e o direito do consumidor. Os empresários que burlaram as regras foram autuados e responderão por isso”, disse.

Multas podem chegar a R$ 1,5 milhão

As empresas notificadas estão sujeitas a processos administrativos e multas que podem alcançar R$ 1,5 milhão. O Procon alertou que novas fiscalizações acontecerão nos próximos meses em outros municípios piauienses.

A população também pode colaborar: denúncias de práticas irregulares podem ser feitas pelo aplicativo Fala Consumidor ou pela ouvidoria do Imepi pelo número (86) 99456-1921.