Brasil Alagamentos
Chuvas no RS: com mais de 6 mil desabrigados, 3ª morte é confirmada
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana deixou mais de 4 mil pessoas desalojadas; dessas, 2 mil estão em abrigos
20/06/2025 14h23
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (20/6), a terceira morte causada pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o começo da semana. O terceiro óbito foi o de homem, de 72 anos, que morreu após uma árvore cair sobre o carro que estava em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

“O homem que morreu após a queda de uma árvore em Sapucaia do Sul passa a ser contabilizado como óbito decorrente do evento meteorológico; portanto, o total passa de dois para três”, informou a Defesa Civil.

O homem seguia no carro pela Avenida Rubem Berta, entre os municípios de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, quando a árvore caiu sobre o veículo, nessa quinta-feira (19/6).

Segundo a Prefeitura de Sapucaia do Sul, ele foi identificado como Mauro Perfeito da Silva. A filha dele, de 37 anos, estava no banco do carona, se machucou, mas não corre risco de morte.

As outras uma morte aconteceu em Candelária e outra em Caxias do Sul.

Na terça-feira (17/6), a Defesa Civil havia confirmado a morte de duas pessoas em Candelária, no entanto, retificaram que apenas Geneci da Rosa, de 54 anos, morreu após o carro em que estava ser arrastado pela correnteza, mas que seu marido, um homem de 65 anos, ainda segue desaparecido.

Na quarta-feira (18/6), Mario César Trielweiler Gonçalves, de 21 anos, morreu após a cabeceira de uma ponte ceder e o carro em que ele estava cair e ser levado pela água de um arroio entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.

Prejuízos
As chuvas forte deixaram, até esta sexta-feira, mais de 6 mil desabrigados, sendo 4 mil desalojados e 2 mil em abrigos, segundo atualizações da Defesa Civil.

No total, 98 cidades registraram algum prejuízo. Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos e danos em residências, estradas e pontes.

Desde o início da chuva, 552 pessoas foram resgatadas, três pessoas morreram e uma está desaparecida. Além disso, 125 animais foram salvos.

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Defesa Civil estadual, seis rios ultrapassaram a cota de inundação. São eles:

Ibirapuitã (Alegrete)
Ibicuí (Manoel Viana)
Jacuí (Dona Francisca e Cachoeira do Sul)
Taquari (Estrela/Lajeado até Taquari)
Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro)
Paranhana (Taquara – na Foz do Paranhana)

Municípios com decreto de situação de emergência:

Dona Francisca
Cerro Branco
Agudo
Nova Palma
Cruzeiro do Sul