Com o objetivo de debater temas relacionados à saúde, destacando a importância da profissão de Enfermagem e os seus desafios, o Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Padre José de Anchieta Mauriz Cortez, localizado no município de Colônia do Gurguéia, desenvolveu a I Semana de Enfermagem do CEEPRU, trazendo como tema “Enfermagem: Uma força para a saúde Brasileira”.
O evento, que tem como público-alvo estudantes, professores e técnico-administrativos dos cursos técnicos em Enfermagem da escola, está sendo realizado entre os dias 15 e 17 de maio com uma programação que abrange palestras, mesa redonda e oficinas.
De acordo com umas das idealizadoras do projeto e professora do Eixo Saúde da escola, Maria de Jesus Alves, a Semana de Enfermagem visa celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, se encerrando em 20 de maio, Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. “Essas datas honram e homenageiam duas ilustres mulheres e profissionais da enfermagem: o nascimento da inglesa Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna, em 12 de maio de 1820; e a data de falecimento, em 20 de maio de 1880, da baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri)”, detalha a professora.
A abertura da I Semana de Enfermagem do centro educacional ocorreu na noite dessa segunda-feira (15) no pátio da escola, com uma mesa redonda retratando os desafios da Enfermagem frente a pandemia, além de uma oficina de Suporte Básico de Vida, ministradas pela profissional de saúde Vanessa de Almeida.
Nesta terça-feira (16) acontece a palestra “Segurança do Paciente: Temática Inovadora na Assistência de Qualidade”. A programação se encerra na quarta-feira (17) com as palestras “Autocuidado: Quem cuida do outro também precisa se cuidar”, e “O legado de Florence Nightingale: uma reflexão para os cuidados ao paciente atualmente”, ministradas pela psicóloga Sara Maiely.
A professora Maria de Jesus Alves destaca que as atividades oportunizarão aos estudantes a discussão de temas e conceitos de grande importância para área da saúde. “Estão sendo discutidas as atribuições dos profissionais de Enfermagem, desafios relacionados à vivência do profissional e da comunidade, os seus direitos e deveres do paciente e a segurança do paciente. Além do conceito do cuidado do outro com o cuidar de si como profissional”, acrescenta.
O CEEPRU José de Anchieta Cortez conta atualmente com 418 alunos, distribuídos nos cursos técnicos integrado ao médio em: Agropecuária, Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática.
O secretário da Educação, Washington Bandeira reforça que estão sendo planejadas ações concretas quanto à realização das metas do Governo do Estado para a educação. “Iremos expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico do nosso estado. Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o mercado de trabalho”, pontua o secretário.