Cidades Esperantina
Égua morre eletrocutada ao encostar em poste no centro de Esperantina
Vaqueiro saltou a tempo e escapou sem ferimentos; concessionária foi acionada para corrigir o problema
05/06/2025 10h41 Atualizada há 2 meses
Por: Adilson Carlos

Na noite desta quarta-feira (4), uma égua morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto transitava com um vaqueiro pela Rua Euclides Ferreira Fenelon, em Esperantina, Norte do Piauí. O incidente ocorreu por volta das 20h30, nas proximidades da obra do Estádio Municipal.

De acordo com testemunhas, o vaqueiro utilizava o canteiro central da via para atravessar, quando o animal se aproximou de um poste metálico. Nesse momento, a égua começou a se debater, apresentando sinais de choque, e caiu no calçamento, vindo a óbito em poucos segundos.

Por sorte, o vaqueiro conseguiu saltar da sela rapidamente e não sofreu nenhum ferimento. Ele ainda tentou reanimar o animal, mas sem sucesso.

Técnicos da Equatorial Piauí foram acionados para isolar o local e realizar os reparos necessários na rede elétrica, a fim de eliminar o risco de novos acidentes. O caso deverá ser apurado para esclarecer as causas da descarga elétrica e eventuais falhas na rede.

A situação gerou preocupação entre moradores da região, que cobram mais segurança na estrutura dos postes e da rede elétrica na cidade.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Equatorial Piauí informa que foi acionada na noite da ultima quarta-feira (4), para atender uma ocorrência de poste energizado na Rua Euclides Ferreira Fenelon, no município de Esperantina. Ao chegar no local, a equipe identificou que se tratava de um poste exclusivo da rede de iluminação pública, de responsabilidade da Prefeitura Municipal. Por conta do risco de segurança na área, a equipe da Distribuidora realizou a desativação do poste, cortando a corrente elétrica da estrutura. 

A concessionária também comunica que fez contato com a prefeitura municipal para informar da situação e orientou sobre as medidas necessárias para os reparos definitivos no poste.