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Escuta e humanização transformam cuidado pediátrico de alta complexidade no Hospital Infantil Albert Sabin
Mãe de Bella Vitória, paciente do Hias, celebra aniversário ao lado de outras acompanhantes, profissionais de saúde, família e amigos Léia Oliveira...
02/06/2025 23h51
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Mãe de Bella Vitória, paciente do Hias, celebra aniversário ao lado de outras acompanhantes, profissionais de saúde, família e amigos

Léia Oliveira, 31 anos, acompanha há oito meses a internação da filha Bella Vitória no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). Em meio à rotina hospitalar, a proximidade do seu aniversário despertou um desejo especial: transformar aquele dia em um momento de fé, união e esperança — não apenas para si, mas também para outras mães. “Queria celebrar com minhas companheiras de jornada, com os profissionais do hospital, minha família e meus amigos da igreja”, conta Léia.

O desejo da mãe da Bella encontrou acolhimento no Escritório de Experiência do Paciente (EEP) da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em uma sexta-feira pela manhã, o Espaço da Família — ambiente dedicado ao acolhimento e descanso de acompanhantes — se encheu de música, lanches e emoção. Cerca de 20 pessoas participaram da comemoração.

“Nunca imaginei comemorar meu aniversário em um hospital. Mas, mesmo diante da internação da minha filha, me senti leve e alegre. Rimos, choramos e trocamos palavras de esperança. Foi uma injeção de força para mim e para minhas colegas. Um dia marcante, em que me senti verdadeiramente presenteada”, compartilha Léia, emocionada.

Cuidar é ouvir

Para Beatriz Dias, assessora técnica do EEP, ações como a celebração do aniversário refletem a visão do cuidado em saúde pediátrica. “Na pediatria, o acompanhante se entrelaça ao paciente. Precisamos olhar para ambos com o mesmo cuidado e empatia”, afirma.

O Escritório, vinculado à Ouvidoria do Albert Sabin, atua como elo entre pacientes, familiares e profissionais, auxiliando a promoção de ações que humanizam a jornada hospitalar e dão voz a quem vive a assistência em saúde.

Acolher para transformar

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Projeto Cuidando com Escuta realiza visitas semanais aos setores do Hias, promovendo diálogo e acolhimento entre usuários e equipe

Uma das frentes do EEP é o projeto “Cuidando com Escuta”, que realiza visitas semanais aos setores do Hias em parceria com as coordenações, promovendo um espaço de diálogo e acolhimento junto aos usuários.

Foi por meio dessa escuta ativa que surgiu, por exemplo, a Sessão de Cinema, realizada pela primeira vez em outubro do ano passado. A iniciativa levou filme, telão e pipoca para dentro do hospital, promovendo um momento de leveza em meio ao ambiente clínico.

Adriana Késsia, 27 anos, agricultora e mãe da pequena Ágata Ayla, compartilha a importância dessa experiência: “Estar em um hospital buscando a cura de um filho é muito difícil. Mas atividades como essa mostram o cuidado. Sair da rotina dos sons dos oxímetros e vivenciar algo diferente nos dá forças. Isso conforta a gente, que só quer voltar para casa com os filhos bem”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Sessão de Cinema no Hias nasceu como uma iniciativa para promover momentos de descontração entre os acompanhantes em meio à rotina hospitalar

Escuta que gera mudança

Para Jamile Castro, coordenadora da Ouvidoria do Hospital, o Escritório de Experiência é uma ferramenta utilizada para promover um serviço público mais sensível e eficiente. “O setor é um braço atuante da nossa missão de cuidar. Nosso trabalho é transformar relatos em ações reais, para que as pessoas se sintam verdadeiramente ouvidas e acolhidas”.

Essa conexão direta com a vivência dos usuários permite ajustes na rotina hospitalar. Entre os resultados estão desde melhorias no cardápio de refeições para acompanhantes até a criação de novos espaços de descanso e escuta.

A pediatra Érica Coutinho, coordenadora médica da Emergência, que participa das visitas do EEP aos leitos do setor, reforça: “os relatos das famílias são nosso termômetro. Por meio deles conseguimos repensar fluxos, identificar falhas e melhorar continuamente nossa assistência. Escutar quem está do outro lado é, acima de tudo, um exercício de empatia e um privilégio”, finaliza.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A equipe do Escritório da Experiência do Paciente do Hias conta com três assessoras técnicas