Geral Ceará
Governo do Ceará assina memorando para instalação de indústria de beneficiamento de coco, em Russas
O Governo do Ceará deu mais um passo importante para a interiorização do desenvolvimento econômico e o fortalecimento do agronegócio no Vale do Jag...
03/07/2026 12h42
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

O Governo do Ceará deu mais um passo importante para a interiorização do desenvolvimento econômico e o fortalecimento do agronegócio no Vale do Jaguaribe. Em cerimônia realizada nessa quinta-feira (2), na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), foi assinado o Memorando de Entendimento (MoU) com o Grupo Dikoko para a instalação de uma nova unidade industrial de beneficiamento de coco no município de Russas. O ato contou com as presenças do secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos; do prefeito de Russas, Sávio Gurgel; do deputado estadual, Salmito Filho; além de gestores da secretaria e representantes do setor.

A chegada da Dikoko a Russas promete diversificar a pauta econômica da região, historicamente reconhecida como a “terra da laranja” e forte nos setores de cerâmica, calçados e carcinicultura. A nova planta ficará localizada estrategicamente no Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, aproveitando a conectividade logística do município — situado a 165 km de Fortaleza e com fácil acesso ao Porto do Pecém — e a proximidade com o campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), que poderá colaborar na formação de mão de obra qualificada.

O secretário da SDE, Fábio Feijó, destacou o impacto social e financeiro da iniciativa para o Estado. “O Ceará já possui uma cadeia produtiva da água de coco sólida e em plena expansão no Litoral Oeste. Agora, damos um passo importante para levar esse mesmo dinamismo ao Litoral Leste, com um investimento emblemático no município de Russas e em todo o Vale do Jaguaribe.

A chegada dessa indústria cria demanda, fortalece a produção agrícola, estimula novos plantios de coco e impulsiona toda uma cadeia produtiva de alto valor agregado. É também um reconhecimento ao enorme potencial do Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas.

“Agradecemos ao governador Elmano de Freitas por se empenhar para que iniciativas como esta estejam sendo concretizadas e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico de nosso estado”, afirmou o secretario.

O proprietário e CEO do Grupo Dikoko, Raimundo Dias de Almeida, celebrou a parceria com o Governo do Ceará, através da SDE, e comentou o potencial de expansão regional. “Acreditamos na cadeia e estamos levando o que ela produz aqui no Brasil, especialmente no Nordeste, para todos os lugares do globo, para que saibam que aqui existem empresas, produtores e pessoas que dedicam a sua vida e de suas famílias no desenvolvimento daquela cultura. Nos últimos três anos, temos tido uma reciprocidade muito significativa e já conseguimos fechar negócios com grandes continentes. Enquanto a região do Litoral Oeste do estado é muito beneficiada com indústrias já instaladas, eu via uma carência de desenvolvimento dessa cultura na região do Litoral Leste e circunvizinhanças, como Russas. Como a região hoje conta com bons produtores e Russas se destaca especialmente por conta do Perímetro Irrigado, acreditamos em ajudar a desenvolver e fazer com que essa cultura ganhe corpo e cresça também nessa região”, ressaltou o empresário.

A escolha por Russas consolida a expansão da cadeia produtiva para além do eixo litorâneo tradicional, em um momento em que o Ceará lidera a produção nacional de coco-da-baía, respondendo por quase 25% do mercado do país. A unidade utilizará tecnologia de ponta, como o envase asséptico (Tetra Pak), que dispensa conservantes e atende à crescente demanda global por produtos saudáveis (clean label). O projeto visa fortemente o mercado externo, em especial a América do Norte e a Europa, mas desenha também um modelo sustentável baseado em práticas ESG, prevendo o aproveitamento integral do fruto: polpa e água para alimentos, e casca e fibra para a produção de substrato agrícola e biochar.

De acordo com o piloto, a implantação da nova unidade industrial trará uma série de benefícios diretos e indiretos para o município, para a região do Baixo Jaguaribe e para o Estado.

Sobre a empresa

O Grupo Dikoko (Dicoco Agroindustrial Ltda.) atua há mais de duas décadas na cadeia produtiva do coco no Ceará, e evoluiu de produtora de coco in natura para uma indústria completa de derivados — água de coco, coco ralado, óleo, leite, farinha e açúcar de coco —, hoje com unidades em Paraipaba/CE, Petrolândia/PE e Itapipoca/CE e presença comprovada nos mercados nacional e internacional.