Ciência Garotos cientistas
Dois jovens cearenses são destaque em lista global de prodígios.
Nicolinha Oliveira e JP das Galáxias foram homenageados no programa “Global Child Prodigy Awards”. Mesmo em tenra idade, eles realizaram conquistas impressionantes, como a descoberta de asteroides e a aprovação em exames de admissão para os cursos de administração e física.
24/05/2025 10h04 Atualizada há 2 meses
Por: Emanuel Lucas
Foto: Arquivo Pessoal

Dois talentos de Fortaleza, Ceará, Nicole Oliveira e João Pedro Araújo, ambos de 12 anos, foram selecionados para a lista dos 100 prodígios do mundo pela iniciativa "Global Child Prodigy Awards" (Prêmio Global de Crianças Prodígio).

O prêmio, que se autodenomina a única e primeira iniciativa a reconhecer crianças prodígio em nível global, honra jovens em diversas categorias. Nicolinha foi premiada na área de ciência espacial e astronomia, enquanto João Pedro, conhecido como JP das Galáxias, foi reconhecido na categoria de memória e inteligência.

Esta é a segunda vez que Nicole figura na lista. Em 2022, ela foi homenageada na categoria "astronomia mundial". A notícia de sua nova conquista, em uma diferente categoria, foi recebida pela família em 11 de maio.

A mãe de Nicole, Zilma Janacá, expressou grande alegria: “Felicidade intensa! Muita comemoração e agradecimento a Deus por mais uma seleção”. Ela acrescentou que Nicole “chorou muito de emoção! O prêmio é um reconhecimento mundial dos seus esforços em levar a astronomia para todos, e ganhar duas vezes seguidas é algo que afirma o reconhecimento e valorização do trabalho que ela faz”.

Foto: Arquivo Pessoal

Sarah, mãe de João Pedro, relatou a empolgação do filho: “Ele me ligou muito, muito feliz, muito animado. Geralmente, quando ele recebe premiação, sou eu quem dá a notícia, porque geralmente sou eu que vejo, mas dessa vez foi o contrário, foi ele que deu a notícia”.

Uma cerimônia para homenagear as crianças agraciadas acontecerá em Londres. As famílias de Nicole e João Pedro estão unindo esforços em uma campanha para arrecadar fundos para cobrir os custos das viagens.